Como empresas em Campo Grande incentivam a prevenção de acidentes

Priorizar a prevenção de acidentes não é apenas uma forma de garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis vigentes, mas também uma forma de preservar a integridade física e a vida dos seus colaboradores. Felizmente, hoje em dia existem muitas formas de tratar o tema no dia a dia de trabalho. E isso não inclui apenas equipamentos de proteção individual (EPI), mas também treinamentos e conscientização.

Até mesmo porque em uma empresa com dezenas de equipamentos de prevenção de acidentes, mas sem orientação, o investimento vira prejuízo. Da mesma forma, também há perdas financeiras quando a empresa não torna o tema da prevenção uma verdadeira cultura interna. A boa notícia é que várias ações ajudam a disseminar o pensamento entre os colaboradores, conforme você confere a seguir.

Quais empresas devem fazer a prevenção de acidentes?

Antes de conhecer alguns casos, você deve estar se perguntando para quais empresas essa prática é indicada. Na verdade, qualquer negócio pode e deve adotar práticas de prevenção de acidentes.

O assunto é muito mais claro quando falamos de uma obra, por exemplo. No entanto, um restaurante também precisa prevenir qualquer ocorrência que cause prejuízos à saúde e à integridade física dos seus funcionários, não é mesmo? Ou seja, qualquer ambiente de trabalho que ofereça riscos às pessoas que ali transitam precisa de mecanismos de prevenção.

O acidente de trabalho acontece quando um colaborador, em exercício das suas funções, sofre alguma lesão corporal ou perturbação funcional que o impede de realizar de forma plena suas atividades. Essa definição é orientada pelo Art. 19 da Lei nº 8.213/1991 e pode indicar desde um acidente que leve à morte até à perda temporária das capacidades funcionais.

É importante saber que cada setor/tipo de empresa pode possuir suas próprias diretrizes no que diz respeito à prevenção de acidentes. Algumas práticas são indicadas, mas não obrigatórias. O ideal é adaptar isso à realidade da sua empresa e conferir o que a lei orienta.

Ações de incentivo à prevenção de acidentes

Campanhas internas anuais

Se você transforma a prevenção de acidentes em um tema de campanha anual na sua empresa, isso ajuda a ser algo 'natural' para todos os colaboradores. E como fazer isso? O ideal é escolher um tema e desenvolver várias atividades ao longo do ano.

O foco é a equipe interna, especialmente. Um bom exemplo do que estamos falando é o da Companhia de Gás Natural do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), que em 2018 realizou uma série de atividades. Além de vídeos, palestras e imagens informativas, a companhia também apostou na segurança contínua.

Há várias formas de fazer essas campanhas. Você pode criar palestras mensais ou também tornar esse tipo de ação mais participativa, ouvindo os colaboradores. Além disso, levar equipes que possam responder às dúvidas de todos ajuda muito, pois eles ouvirão de profissionais as melhores orientações.

Com isso, você não previne apenas acidentes. A verdade é que também mostrará aos seus colaboradores que se importa com a segurança de todos no ambiente de trabalho.

SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é um evento obrigatório para muitos tipos de empresas, conforme a NR-5. Ela deve ser realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e é o melhor momento para tratar do assunto.

É muito importante esse envolvimento de todos os colaboradores na SIPAT, pois o sucesso da ação depende deles. É um momento para aprenderem mais e até mesmo praticar algumas ações. Seja através dos treinamentos, workshops ou palestras, o evento ajuda a consolidar o tema na empresa.

Normalmente, a programação é feita com profissionais e equipes especializadas em prevenção de acidentes. Contudo, você também pode criar um tema principal, conforme as necessidades da organização.

Na Santa Casa de Campo Grande, a SIPAT costuma ter uma ótima adesão dos colaboradores. Inclusive, a programação separa momentos para sorteios de brindes e descontração. Sendo um local que lida com acidentes e imprevistos a todo momento, além de materiais de risco, um hospital sempre deve focar na prevenção.

Treinamentos online

Nem sempre a equipe precisa ter uma semana ou o ano todo de ações. Algumas delas podem se revezar em treinamentos online de prevenção de acidentes. Em algumas empresas, esse é um tipo de 'pré-requisito' assim que o colaborador inicia no trabalho.

Apostar nesses treinamentos online também é uma forma de manter as equipes sempre atualizadas, seja com as regras ou as práticas. Um grupo que atua no chão de fábrica pode ter uma necessidade de treinamento, enquanto um grupo que fiscaliza terá outra.

O importante é sempre adaptar o conteúdo do treinamento conforme a necessidade dos setores da empresa. Mas não se esqueça: falar sobre saúde e prevenção de acidentes no trabalho é sempre importante.

O bem-estar dos seus colaboradores também depende de você, assim como a segurança de uma empresa também pode ser compartilhada. Se você é um gestor ou responsável por essa área, conheça nossos treinamentos online em saúde e segurança do trabalho para a sua empresa!