Como a NR18 pode reduzir acidentes de trabalho na construção civil?

Para que a saúde e segurança dos trabalhadores possam ser garantidas é preciso seguir algumas regras impostas pela NR18. Ao seguir a norma o número de acidentes e mortes no ambiente de trabalho certamente será reduzido. 

O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) é um conjunto de medidas que precisam ser tomadas, para assim, garantir que o local de trabalho possua as condições adequadas para que os operários possam desempenhar suas atividades com mais conforto e segurança. 

É importante lembrar que todas as obras que contenham 20 ou mais trabalhadores devem necessariamente cumprir todas as diretrizes que são estabelecidas pelo PCMAT. Além disso, devem providenciar o ART PCMAT (Anotação de Responsabilidade Técnica PCMAT). 

Vale lembrar que esse documento só deve ser assinado por um profissional com registro no sistema Crea/Confea. 

O uso do EPI também é importante 

Além do PCMAT, a NR18 mostra que existe a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que visa prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho. É válido lembrar que existe a necessidade de se providenciar e utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Tais equipamentos são os óculos de proteção, fones de ouvido, luvas, máscaras, calçado de segurança e cintos de segurança tipo paraquedista para trabalho em altura. Para evitar os riscos de acidentes a NR18 prevê a importância de se utilizar bons equipamentos que garantam a total segurança dos trabalhadores nas obras. 

Dê preferência aos produtos fabricados de acordo com as normas de segurança vigentes como equipamentos para elevação de cargas e equipamentos para trabalho em fachadas que possuam sistema de prevenção de acidentes.