Brigada de Emergência: O que é, Como funciona e Objetivo

Independentemente do ramo de atividade, as empresas estão sujeitas à situação de emergências que necessitam de evacuação de local e primeiros socorros.

Nesses casos, é crucial contar com uma brigada de emergência. Por meio dela é possível reduzir os riscos à vida e ao patrimônio físico.

Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo que preparamos para você!


O que é brigada de emergência?
 

A brigada de emergência é composta por um grupo de profissionais organizado e preparado para atender a qualquer tipo de evento perigoso que represente risco às pessoas e às edificações da empresa.

Esse grupo é formado por profissionais da própria organização e que desenvolvem essa função de maneira voluntária.

Geralmente, as operações de uma brigada são sustentadas por três pilares básicos: primeiros socorros, evacuação e resgate de pessoas.

Contudo, essas brigadas também podem operar em vários tipos de cenários, como vazamentos de gás, deslizamentos de terra, terremotos, inundações, epidemias, explosões, ataques, atos criminosos, entre outros.

Os profissionais pertencentes à equipe de resgate de emergência devem ser devidamente treinados e qualificados para serem capazes de tomar medidas eficazes nas situações em que são solicitados.

Dentre os requisitos para que um profissional faça parte deste grupo está a disposição para praticar a prevenção durante toda a sua carga horária de trabalho e passar por um programa contínuo de treinamento.

O modo de atuação voluntária lembra os trabalhadores da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
 

Qual o objetivo de uma brigada de emergência?
 

O objetivo da brigada de emergência é proteger edificações e pessoas que trabalham nesses locais e, desta forma, promover um ambiente de trabalho mais seguro. 

Para isso, a brigada segue um conjunto de medidas de segurança e ações dedicadas à prevenção de sinistros e acidentes envolvendo danos físicos.

Esses colaboradores treinados também podem ajudar no combate a princípios de incêndios e prestar os primeiros socorros a vítimas.
 

Importância da Brigada de Emergência
 

A brigada de emergência serve para preservar a vida dos colaboradores e os bens da empresa.

Também visa reduzir as consequências sociais de sinistros e os danos ao meio ambiente. Portanto, é crucial para qualquer empresa!

Afinal, é esse grupo de pessoas que age diante de situações de emergência e de perigo, como evacuação, combatente a princípios de incêndio e prestação de primeiros socorros até a chegada de profissionais especializados na área da saúde.

Além disso, esses colaboradores também desenvolvem um papel estratégico dentro da organização, principalmente quando se trata de avaliações de riscos, inspeção de irregularidades e elaboração de exercícios simulados.

Outra grande vantagem de contar com uma equipe para lidar com situações adversas é a redução de gastos com sinistros e acidentes.

Mas, acima de tudo, a grande importância dessa equipe é a prevenção de acidentes, a conscientização dos colaboradores e o aumento da segurança na empresa.
 

Diferença entre brigada de emergência e brigada de incêndio
 

A brigada de emergência é formada para atuar em situações gerais de perigo e de emergência, e atua tanto no salvamento com evacuação de pessoas, como também com primeiros socorros.

Ou seja, é essa equipe capacitada para entrar em locais perigosos para salvar vidas. Também é responsável por coordenar evacuações e analisar riscos no ambiente de trabalho.

Já a brigada de incêndio, com o próprio nome sugere, é uma equipe que atua em casos de incêndio, desde a prevenção de situações de risco até ao combate.

Esses brigadistas também estão aptos para atuar nos processos de evacuação de emergência em casos de incêndios, prestação de socorros e primeiros socorros.

Contudo, é importante destacar que uma contém a outra, logo não existem simultaneamente.
 

A brigada é obrigatória para todas as empresas?
 

A Norma Regulamentadora nº 23 (NR 23), redigida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, estabelece que as empresas devem atender a legislação estadual do Bombeiro Militar ou instituição similar quanto à obrigatoriedade da brigada.

Ou seja, cada estado tem o direito de definir suas próprias regras em relação à obrigatoriedade da brigada.

Porém, mesmo que legislação estadual não exija a formação da brigada, a grande maioria dos seguros prediais exigem a existência dessa equipe treinada.

Já a brigada de incêndio é obrigatória para empresas e estabelecimentos com mais de 20 funcionários.

A ABNT NBR 14.276 de 2006 é a norma que estabelece os requisitos mínimos para a composição, formação e implantação de brigadas de incêndio.

As empresas menores são isentas dessa obrigatoriedade, mas ainda assim é imprescindível se atentar com a segurança do trabalho!
 

Exemplos práticos de como uma brigada de emergência funciona

Os brigadistas são aptos para desenvolver muitas atividades dentro da empresa. Em caso de pessoas feridas, por exemplo, podem prestar os primeiros socorros e, em seguida, encaminhá-las para o hospital mais próximo.

Outra ação que pode ser realizada por esta equipe é a evacuação das áreas afetadas por um incidente, por exemplo, em casos de vazamento de gás, incêndio ou explosão.

Nessas situações, é crucial que a saída dos colaboradores seja organizada para garantir que todos saiam do prédio com segurança e impedir que pessoas não treinadas arrisquem suas vidas.

Para que essa atuação seja possível, os brigadistas devem possuir conhecimento de rotas de saída e ruas para tornar a evacuação mais segura, rápida e eficaz.

Em alguns casos, é preciso até mesmo resgatar pessoas que ficaram presas em algum espaço ou sob os escombros.

Além disso, também cabem aos brigadistas tarefas como:

  • identificar situações de perigo;

  • realizar procedimentos diante de ações de emergência;

  • agir no abandono de área;

  • realizar os exercícios simulados com os demais colaboradores;

  • elaborar o relatório das irregularidades encontradas;

  • atuar na recepção do Corpo de Bombeiros.

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre o curso de Primeiros Socorros da ISC Treinamentos! 
 

Conclusão

Em resumo, a brigada de emergência é formada pelos próprios colaboradores da empresa que se candidatam de forma voluntária.

O objetivo da brigada é proteger pessoas e o patrimônio da organização. Para isso, o corpo é devidamente treinado e capacitado para atender a qualquer tipo de evento perigoso.