Blog

Brigada de Emergência: O que é, Como funciona e Objetivo

08/09/2021 - - Categoria: geral



Independentemente do ramo de atividade, as empresas estão sujeitas à situação de emergências que necessitam de evacuação de local e primeiros socorros.

Nesses casos, é crucial contar com uma brigada de emergência. Por meio dela é possível reduzir os riscos à vida e ao patrimônio físico. 

Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo que preparamos para você!


O que é brigada de emergência?
 

A brigada de emergência é composta por um grupo de profissionais organizado e preparado para atender a qualquer tipo de evento perigoso que represente risco às pessoas e às edificações da empresa.

Esse grupo é formado por profissionais da própria organização e que desenvolvem essa função de maneira voluntária. 

Geralmente, as operações de uma brigada são sustentadas por três pilares básicos: primeiros socorros, evacuação e resgate de pessoas.

Contudo, essas brigadas também podem operar em vários tipos de cenários, como vazamentos de gás, deslizamentos de terra, terremotos, inundações, epidemias, explosões, ataques, atos criminosos, entre outros.

Os profissionais pertencentes à equipe de resgate de emergência devem ser devidamente treinados e qualificados para serem capazes de tomar medidas eficazes nas situações em que são solicitados.

Dentre os requisitos para que um profissional faça parte deste grupo está a disposição para praticar a prevenção durante toda a sua carga horária de trabalho e passar por um programa contínuo de treinamento.

O modo de atuação voluntária lembra os trabalhadores da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
 

Qual o objetivo de uma brigada de emergência?
 

O objetivo da brigada de emergência é proteger edificações e pessoas que trabalham nesses locais e, desta forma, promover um ambiente de trabalho mais seguro. 

Para isso, a brigada segue um conjunto de medidas de segurança e ações dedicadas à prevenção de sinistros e acidentes envolvendo danos físicos.

Esses colaboradores treinados também podem ajudar no combate a princípios de incêndios e prestar os primeiros socorros a vítimas.
 

Importância da Brigada de Emergência
 

A brigada de emergência serve para preservar a vida dos colaboradores e os bens da empresa. 

Também visa reduzir as consequências sociais de sinistros e os danos ao meio ambiente. Portanto, é crucial para qualquer empresa!

Afinal, é esse grupo de pessoas que age diante de situações de emergência e de perigo, como evacuação, combatente a princípios de incêndio e prestação de primeiros socorros até a chegada de profissionais especializados na área da saúde.

Além disso, esses colaboradores também desenvolvem um papel estratégico dentro da organização, principalmente quando se trata de avaliações de riscos, inspeção de irregularidades e elaboração de exercícios simulados.

Outra grande vantagem de contar com uma equipe para lidar com situações adversas é a redução de gastos com sinistros e acidentes. 

Mas, acima de tudo, a grande importância dessa equipe é a prevenção de acidentes, a conscientização dos colaboradores e o aumento da segurança na empresa.
 

Diferença entre brigada de emergência e brigada de incêndio
 

A brigada de emergência é formada para atuar em situações gerais de perigo e de emergência, e atua tanto no salvamento com evacuação de pessoas, como também com primeiros socorros.

Ou seja, é essa equipe capacitada para entrar em locais perigosos para salvar vidas. Também é responsável por coordenar evacuações e analisar riscos no ambiente de trabalho.

Já a brigada de incêndio, com o próprio nome sugere, é uma equipe que atua em casos de incêndio, desde a prevenção de situações de risco até ao combate.

Esses brigadistas também estão aptos para atuar nos processos de evacuação de emergência em casos de incêndios, prestação de socorros e primeiros socorros.

Contudo, é importante destacar que uma contém a outra, logo não existem simultaneamente. 

brigada de emergencia e obrigatoria
 

A brigada é obrigatória para todas as empresas?
 

A Norma Regulamentadora nº 23 (NR 23), redigida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, estabelece que as empresas devem atender a legislação estadual do Bombeiro Militar ou instituição similar quanto à obrigatoriedade da brigada. 

Ou seja, cada estado tem o direito de definir suas próprias regras em relação à obrigatoriedade da brigada.

Porém, mesmo que legislação estadual não exija a formação da brigada, a grande maioria dos seguros prediais exigem a existência dessa equipe treinada.

Já a brigada de incêndio é obrigatória para empresas e estabelecimentos com mais de 20 funcionários. 

A ABNT NBR 14.276 de 2006 é a norma que estabelece os requisitos mínimos para a composição, formação e implantação de brigadas de incêndio.

As empresas menores são isentas dessa obrigatoriedade, mas ainda assim é imprescindível se atentar com a segurança do trabalho!
 

Exemplos práticos de como uma brigada de emergência funciona

Os brigadistas são aptos para desenvolver muitas atividades dentro da empresa. Em caso de pessoas feridas, por exemplo, podem prestar os primeiros socorros e, em seguida, encaminhá-las para o hospital mais próximo.

Outra ação que pode ser realizada por esta equipe é a evacuação das áreas afetadas por um incidente, por exemplo, em casos de vazamento de gás, incêndio ou explosão. 

Nessas situações, é crucial que a saída dos colaboradores seja organizada para garantir que todos saiam do prédio com segurança e impedir que pessoas não treinadas arrisquem suas vidas.

Para que essa atuação seja possível, os brigadistas devem possuir conhecimento de rotas de saída e ruas para tornar a evacuação mais segura, rápida e eficaz.

Em alguns casos, é preciso até mesmo resgatar pessoas que ficaram presas em algum espaço ou sob os escombros.
 

Além disso, também cabem aos brigadistas tarefas como:

  • identificar situações de perigo;

  • realizar procedimentos diante de ações de emergência;

  • agir no abandono de área;

  • realizar os exercícios simulados com os demais colaboradores;

  • elaborar o relatório das irregularidades encontradas;

  • atuar na recepção do Corpo de Bombeiros.

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre o curso de Primeiros Socorros da ISC Treinamentos! 
 

Conclusão

Em resumo, a brigada de emergência é formada pelos próprios colaboradores da empresa que se candidatam de forma voluntária.

O objetivo da brigada é proteger pessoas e o patrimônio da organização. Para isso, o corpo é devidamente treinado e capacitado para atender a qualquer tipo de evento perigoso.

Mitigação de Riscos: O que é e como aplicar um plano?

Você sabe o que é um plano de mitigação de riscos? Essa é uma ferramenta importante para o gerenciamento eficiente de um negócio. Sem exceção, empresas de diversos tamanhos e ramos precisam lidar com os riscos quase que diariamente. Isso...

Plano de emergência: Finalidade, Vantagens e Como elaborar

O principal objetivo de um plano de emergência é, mesmo em situações adversas, garantir a segurança dos colaboradores e minimizar os danos causados por possíveis acidentes. Mas não basta elaborar um plano, é preciso implementar as medidas...

Choque elétrico: Primeiros Socorros - Saiba como proceder

A verdade é que durante a realização de trabalhos com sistemas de energia podem acontecer choques elétricos e primeiros socorros. Mas quais são as complicações do choque elétrico? Por que é tão importante evitá-los?   Neste...

O que é APR, como funciona e quando é indicado realizar

O que é a APR e por qual motivo ela é tão importante para o bom funcionamento da empresa? A APR, sigla de Análise Preliminar de Riscos, como o próprio nome já diz, é uma técnica que objetiva prever riscos no ambiente de trabalho e, dessa...

Síndrome de Burnout: O que é e como ela afeta seus funcionários

Caracterizada pelo esgotamento físico e mental decorrente do trabalho, a Síndrome de Burnout é um dos distúrbios emocionais que mais afeta profissionais em todo o mundo. No Brasil, estima-se que mais de 33 milhões de brasileiros sofram com a...

Brigada de Emergência: O que é, Como funciona e Objetivo

Independentemente do ramo de atividade, as empresas estão sujeitas à situação de emergências que necessitam de evacuação de local e primeiros socorros. Nesses casos, é crucial contar com uma brigada de emergência. Por meio dela é...

Como melhorar o Clima Organizacional no setor de teleatendimento?

Valorizar o clima organizacional no setor de teleatendimento é essencial para ter mais produtividade. Ele melhora a percepção que os funcionários têm da empresa, o que afeta positivamente a satisfação deles com a organização. Isso por sua...

Como a Ginástica Laboral melhora a qualidade de vida nas empresas?

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a cada dia que passa as empresas buscam alternativas que as façam ser mais produtivas e se destacarem frente à concorrência. Uma dessas estratégias é apostar na ginástica laboral para...

PCR - Primeiros Socorros: Conheça os principais procedimentos

No cotidiano, como no dia a dia de trabalho, infelizmente nos deparamos com situações que exigem técnicas de PCR primeiros socorros. Trata-se de medidas iniciais e imediatas para as vítimas de mal súbitos ou traumas fora do ambiente...

O que é operador de caldeira e como implantar procedimentos de segurança

Entre os profissionais mais importantes para uma indústria, está o operador de caldeira. Sem ele, provavelmente a empresa estará contra a Norma Regulamentadora 13, que assegura os procedimentos de segurança para trabalhos em caldeiras e vasos de...

A importância do treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros nas empresas

Ao contrário do que se imagina, combater incêndio e prestar os primeiros socorros às vítimas não é uma habilidade restrita apenas aos bombeiros. Absolutamente! Os funcionários de uma empresa também devem possuir orientações sobre como agir...

Quais são os riscos químicos no ambiente de trabalho?

Conhecer os riscos químicos no ambiente de trabalho é de fundamental importância para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores durante o serviço. Eles estão presentes nas indústrias em geral e em todas as atividades em que há a...

O que é Higiene Ocupacional e para que serve?

A Higiene Ocupacional ou higiene no trabalho é um tema super importante dentro do ramo empresarial. Afinal, ele assegura o bem-estar dos funcionários durante o desempenho de suas funções, garantindo um dia a dia mais produtivo e livre de...

Sinalização de Segurança: Como prevenir acidentes de trabalho?

Várias medidas são capazes de tornar um ambiente de trabalho mais seguro, sendo a sinalização de segurança uma delas. Ela facilita a identificação dos riscos presentes em um ambiente de trabalho e assim, garante a saúde e a integridade...

Primeiros Socorros: o que fazer no caso de emergências?

Segundo a Cruz Vermelha do Brasil, como primeiros socorros podemos definir um conjunto de intervenções médicas e imediatas prestada a uma pessoa que tenha sofrido algum acidente ou um mal súbito. Quando realizados de forma correta, eles são...

Higiene Ocupacional: o que é e para que serve?

Apesar de Higiene Ocupacional remeter à limpeza está relacionada com as condições ambientais. Ou seja, seu objetivo é antecipar, reconhecer, avaliar e controlar riscos que possam surgir no ambiente de trabalho. Profissionais são expostos...

Você sabe o que é Saúde Ocupacional?

A saúde ocupacional é um tema de relevante importância dentro das organizações, tanto públicas quanto privadas. Afinal, é ela quem garante a segurança e o bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho através de uma série de medidas...

Riscos químicos no ambiente de trabalho: aprenda como evitá-los

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os riscos químicos são aqueles a que estão expostos os trabalhadores que manipulam agentes químicos em seu ambiente de trabalho. Substâncias como fertilizantes, cloro, gases industriais e...

Coronavírus: quais os principais cuidados no ambiente de trabalho

Descoberto na China em 2019, o novo coronavírus causa uma doença respiratória que varia de quadro assintomático a grave, chamada de COVID-19. Ela é transmitida através de gotículas de saliva dispersas no ar, pelo contato físico com uma...

Qual a importância da Permissão de Trabalho?

De acordo com o anexo IV da NR 12, a Permissão de Trabalho é um documento escrito que contém a descrição do serviço que será executado por um determinado trabalhador, bem como o seu nome, função, data e local de realização. Contudo,...

Doenças ocupacionais em call center: as 3 mais comuns

Declarada como atividade essencial pelo Governo Federal, as atividades de atendimento telefônico ao consumidor são indispensáveis para a economia do país. Contudo, essa também é uma das atividades mais ingratas, já que as doenças...

Outubro rosa: qual o papel das empresas na luta contra o câncer?

A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e rapidamente se espalhou pelo mundo. Anualmente a iniciativa destaca a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Embora seja o segundo tipo de...

Outubro rosa: como engajar os funcionários nessa causa?

A cada ano a campanha do Outubro Rosa se torna mais necessária. Afinal, o número de casos de câncer de mama no Brasil é alarmante. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2020 a estimativa é que surjam 66.280 casos novos no...

Setembro amarelo: como a empresa impacta na vida dos funcionários?

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de suicídios no Brasil havia crescido 7% em 2019. Na contramão desse dado, o número global diminuiu 9,8% neste mesmo período. Por isso, o Setembro Amarelo é uma campanha necessária...

Como fomentar a saúde mental nas empresas?

A Síndrome de Burnout está crescendo no Brasil e se junta a outras condições que afetam a saúde mental nas empresas. Em 2018 a Organização Mundial da Saúde (OMS) já previa que até 2020 a depressão causaria milhares de afastamentos de...

Quais os benefícios da Sinalização de Segurança no chão de fábrica?

A sinalização de segurança é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho adequado. Essa diretriz faz parte da NR 26, que determina fatores visuais para prevenção de acidentes, além outros aspectos. Assim...

Como evitar acidentes no ambiente de trabalho?

Os números de acidentes de trabalho no Brasil são alarmantes. De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, só em 2018 foram contabilizados 576.951 casos pela Previdência Social. Entretanto, de acordo com a Fundacentro, esse...

Como fazer uma análise preliminar de risco (APR)?

Fundamental para aumentar a segurança nos ambientes de trabalho, a análise preliminar de risco (APR) pode ser aplicada em empresas de diversos setores. Além de orientar os trabalhadores, ela também colabora para diminuir danos à empresa, sendo,...

Quando e como emitir a CAT?

Emitir a CAT é um procedimento obrigatório por lei para comunicar aos órgãos responsáveis qualquer tipo de acidente de trabalho. Nesse sentido, o documento, que é chamado de Comunicado de Acidente de Trabalho, leva em conta algumas...

Qual é o objetivo da Higiene Ocupacional?

Ela também é conhecida como Higiene do Trabalho e Higiene Industrial. Na verdade, ela é uma ciência que visa melhorar os ambientes de trabalho com foco na saúde dos trabalhadores. Inclusive, a sua estreita relação com a segurança do trabalho...

Quais são os procedimentos de Primeiros Socorros?

Como elaborar uma PT – Permissão de Trabalho?

Asteróide detectado!!

Entenda por que investir em cursos é importante para a carreira




Categorias

Nossos Cursos

Estados