Como a Segurança do Trabalho pode diminuir o absenteísmo?

Empresas brasileiras enfrentam diariamente um grande desafio: o absenteísmo. Ele é resultado de diversos fatores. Um deles é a Segurança do Trabalho, ou seja, ausência de um ambiente seguro e que valorize o bem-estar do indivíduo. No artigo de hoje mostraremos como funciona essa relação.

O que é absenteísmo? É um padrão de ausência no trabalho por diversos motivos. Essa métrica determina quantos indivíduos costumam faltar e também a quantidade de dias durante um período. Por exemplo, no mês de março o operador de empilhadeira faltou 6 dias.

Ou ainda, no mês de junho faltaram 7 indivíduos do processo de qualidade. Em posse desses números é possível iniciar um trabalho de investigação para tentar descobrir quais os motivos e formas de minimizar essa estatística.

Quais os motivos do absenteísmo?

Por quais motivos um empregado falta ao trabalho? De acordo com profissionais de RH as razões são as mais diversas. Problemas de saúde, pessoais, falta de motivação, dificuldade em socializar, ausência de desafios, não sentir-se valorizado, entre outros.

Qual a relação entre Segurança do Trabalho e absenteísmo?

Antes de falar sobre essa relação é importante avaliar os motivos pelos quais o indivíduo falta ao trabalho. Conforme mencionado acima um desses motivos é a falta de motivação. Cada indivíduo é motivado por uma razão diferente.

Quando o ambiente não é propício, ou não oferece condições de segurança conforme orientado pelo Ministério do Trabalho e NRs surge insegurança. No trabalho em altura por exemplo, quando não há equipamentos de proteção coletiva e/ou individual, não há orientações sobre procedimentos de segurança, ou ainda o ambiente não oferece condições seguras, o indivíduo tende a não sentir-se motivado.

Essa é uma das milhares de situações que ocorrem diariamente em empresas de todo o país. O empregador precisa conhecer o cenário de sua organização, fazer um trabalho minucioso e tentar descobrir quais os fatores que mais influenciam o absenteísmo.

Quais os prejuízos do absenteísmo?

  • • Queda na produtividade
  • • Alta rotatividade
  • • Queda na qualidade do serviço/produto
  • • Aumento dos custos
  • • Sobrecarga para os trabalhadores

Como reverter essa situação?

O primeiro passo para reverter essa situação é conhecer sua empresa. Buscar entender o motivo que tem levado tantos trabalhadores a faltarem com frequência. Seja por meio de palestras, diálogo, pesquisa escrita, caixa de sugestões, etc. A organização precisa iniciar de alguma forma.

É importante lembrar que essa tarefa demanda tempo e esforço. Da empresa por tentar descobrir quais as razões, e do empregado ao cooperar fornecendo as informações necessárias. É um trabalho conjunto.

Na empresa em que trabalha seus colegas faltam com frequência? Quais as medidas usadas pelo empregador? Há bonificação por assiduidade? Deixe seu comentário ao terminar de ler.