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Atribuições da CIPA NR 5

22 / Fev - - Categoria: Atualizações das Normas (NR)


A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Essa comissão é formada pelos próprios trabalhadores os quais possuem atribuições e obrigações junto a empresa e a Segurança do Trabalho.

Uma das atribuições da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é analisar a relação do indivíduo com seu ambiente de trabalho, de maneira a mensurar os acidentes de trabalho, suas causas, formas de minimizá-los e incentivar a cultura de Segurança entre os trabalhadores.

Outra atividade da CIPA é conhecer todos os setores da empresa e os riscos que cada um deles oferece, unindo informações e detalhes para a criação do mapa de risco. O qual deve conter a descrição dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e riscos de acidentes, e depois de pronto deve ser afixado em local visível para conhecimento de todos.

A CIPA tem como atribuições

  • - identificar os riscos envolvidos em todo processo de trabalho;
  • - elaboração do mapa de risco com auxílio do SESMT (na empresa que houver);
  • - promover ações preventivas que conscientizem o maior número de trabalhadores;
  • - identificar periodicamente situações de risco em todos os setores;
  • - avaliar os acidentes ocorridos anteriormente e propor melhorias;
  • - determinar metas de segurança a serem alcançadas dentro de certo período;
  • - mensurar o impacto dessas alterações nos postos de trabalho;
  • - solicitar paralização de máquina/equipamento quando este apresentar risco;
  • - incentivar o cumprimento das normas de segurança (NRs) conforme cada ambiente;
  • - promover anualmente a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho junto com o SESMT (na empresa que houver).

Além dessas, a CIPA possui diversas outras atribuições, as quais devem ser cumpridas junto com o SESMT ou o empregador, conforme política de cada empresa. É importante que o empregador abra espaço para os Programas de Segurança do Trabalho e monitore o cumprimento das metas estabelecidas.

Mais importante que conhecer todas as Normas Regulamentadoras é colocá-las em prática e perceber a redução no número de acidentes conforme os trabalhadores realizam suas atividades diariamente.

 

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