Análise das estatísticas de Segurança do Trabalho em São Paulo

Quando o assunto é Segurança do Trabalho os índices nos mostram que a região com maior número de acidentes é a sudeste, com destaque em especial para o estado de São Paulo. Mesmo tendo diminuido os acidentes, a região é responsável por 69% dos registros de acidentes.

Outro dado importante que merece atenção é com relação ao registro desses acidentes por meio do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), é fato que muitas empresas ainda não têm o hábito de utilizá-lo, seja por desconhecimento, seja por falta de treinamento, ou mesmo funcionário bem preparado para realizar o registro.

Se houvesse registro de todos os acidentes que ocorrem no ambiente de trabalho que geram afastamento, morte, ou invalidez, os números com certeza seriam maiores.

O governo deve fiscalizar e criar leis e campanhas de conscientização. Já os funcionários devem cumprir as regras visto que são os maiores beneficiados e por fim, a sociedade deve se conscientizar e fiscalizar os órgãos governamentais.

Conforme estudo percebemos que a Construção Civil é responsável pela maior fatia dos acidentes, englobando quedas, lesões, ferimentos, choques, entre outros. Os acidentes ocorrem devido ao uso inadequado dos equipamentos de segurança, falta do uso deles, falta de orientação ou treinamento por parte da empresa, e até mesmo falta de acompanhamento.

Muitos desses acidentes poderiam ser evitados com medidas simples, como uso de adesivos e placas sinalizadoras, treinamentos específicos, campanha de conscientização em todos os setores da empresa, além é claro, da criação e implantação de programas de segurança, como PPRA, PCMSO, que têm como objetivo preservar a integridade do funcionário.

Com base nos dados da Previdência, é possível perceber que o maior índice de acidentes em São Paulo é com homens na faixa etária entre 25 a 29 anos, o que representa cerca de 36.000 acidentes, já as mulheres com a mesma faixa estária são responsáveis por 13.000 acidentes. As estatísticas nos mostram que mesmo com a entrada das mulheres no mercado de trabalho, ela são mais cuidadosas ao executar suas tarefas. Além dessa característica, temos também o fato de que algumas atividades ainda são restritas aos homens, como perfuração de túneis, escavações, entre outros.

Já quando analisamos a natureza do acidente, percebe-se que o maior número é resultante de acidentes típicos (normais do cotidiano), seguido por aqueles ocorridos no trajeto de ida/volta do trabalho e por último os que são decorrentes de doenças do trabalho (como LER, doenças respiratórias, etc).

Independente da natureza dos acidentes, percebemos o quão importante é a prevenção. É perceptível que muitos deles ocorrem em geral por falta de atenção, e esse resultado pode ser revertido.

O ISC possui vários cursos com preparação à distância, sendo assim atende todo o país, inclusive o estado de São Paulo. Esteja atento ao registro dos acidentes em sua empresa e trabalhe para que este número seja menor. Acesse nosso site e saiba qual curso se adequa às suas necessidades.