Açougues: 4 perigos no local de trabalho

evitar acidentes em acouguesAssim como outras áreas açougues oferecem riscos de acidente para o trabalhador que possui capacitação como para terceiros que por algum motivo precisem estar nesse ambiente, tais como eletricistas, equipe de limpeza, gerência da empresa, etc. Para assegurar que o ambiente esteja seguro é necessária PT - Permissão de trabalho ela garante que a área está segura e que o funcionário pode iniciar suas atividades.

Recentemente houve alterações na NR 12. Conforme determina o MTE - Ministério do Trabalho e Emprego agora as empresas terão mais tempo para se adequar às normas estabelecidas. O maior objetivo é certificar que a empresa tem as mínimas condições de segurança e que seus funcionários não correm nenhum tipo de risco.

Grande parte dessas alterações envolve investimento financeiro o que impacta a estabilidade da empresa. Porém essas mudanças são necessárias e obrigatórias. Caso não sejam obedecidas dentro do prazo a empresa pode ser multada de acordo com a falta cometida.

Os açougues além de oferecer risco de contaminação por manusear alimentos é passível de outros acidentes tais como cortes, lesões, quedas, podendo até causar afastamento do funcionário.

Perigos no local de trabalho

* Máquinas para cortar ossos;
* Picadores de carne;
* Facas;
* Selador a vácuo;
* Risco biológico;
* Lixeiras;
* Higiene; etc.

Uma das máquinas que mais precisa de atenção e cuidado é a de cortar ossos. De acordo com pesquisas em açougues foi constatado que trabalhadores usam essa máquina sem proteção da serra o que causa graves acidentes.

Os picadores de carnes são os grandes responsáveis por acidentes que envolvem mãos e braços. Ao invés do funcionário usar acessório para empurrar pedaços de carne e assim facilitar o trabalho grande maioria utiliza a própria mão. Sendo assim, a distração, falta de atenção ou descuido acarreta em esmagamento e até perda de alguma parte dos dedos ou braços.

Outra causa de acidentes são as facas. O trabalhador realiza cortes durante o dia inteiro por isso as facas precisam estar bem afiadas caso não saiba usar ou não preste atenção no que está fazendo poderá cortar a si mesmo ou um colega de trabalho.

Além dessas situações há ainda o risco de contaminação como foi mencionado anteriormente. O local deve estar limpo (balcões, chão, avental, etc.), todos os funcionários devem usar luva, touca, bota, sempre que houver risco para sua segurança e para os demais.

Apesar da atividade exigir manuseio de carnes grande parte do tempo é possível prezar pela limpeza e segurança do ambiente. É importante também que somente profissionais capacitados façam o manuseio de máquinas e equipamentos. Além de buscar reciclagem sempre que houver necessidade.