Referência Nacional em
Segurança do Trabalho
Blog



Categorias
Nossos Cursos
Estados

Quais são as principais atividades da CIPA?

12 / Dez - - Categoria: NR 05 CIPA


Atribuicoes da CIPA

A CIPA (Comissão interna de prevenção de Acidentes) exerce um forte papel na sociedade, visto que hoje no Brasil o número de acidentes de trabalho ocorre diariamente, ou seja, a cada dez minutos um trabalhador morre devido a algum acidente de trabalho. O que pode ser considerada uma estatística alarmante.

A Comissão interna de prevenção de Acidentes tem como objetivo prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando sempre harmonizar o trabalho assim como a prevenção da vida e saúde dos trabalhadores. Ela age com intuito de treinar os trabalhadores, quanto ao uso correto do EPI e quanto as Normas de Segurança do Trabalho.

Vantagens de ser um Membro

Segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), é de extrema importância e obrigatório que todas as empresas possuam CIPA, independente de seu segmento. Abaixo listamos algumas vantagens que o trabalhador tem quando faz parte da Comissão interna de prevenção de Acidentes.

* O funcionário que se inscrever para ser membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, já na inscrição passa a contar o período de estabilidade (se for eleito).

* O funcionário eleito possui estabilidade no período em que for membro da CIPA que é igual a 1 ano + 1 ano após o término do mandato, direito este que não pode abrir mão. Em caso de demissão deverá ser pago o salário referente ao período que faltar. Portanto, para este funcionário o desligamento só pode ocorrer por pedido de demissão.

* Entretanto, o funcionário pode renunciar ao mandato, através de uma renúncia feita em carta de próprio punho com reconhecimento de firma em cartório e com a ciência do Sindicato.

Não tenho a CIPA em minha empresa, como proceder?

Essa questão pode ser resolvida de forma simples no site do Ministério do Trabalho. O trabalhador ao entrar no site terá acesso à legislação a portaria GM nº 3.214 e todas as normas regulamentadoras.

A NR5 contém todas as condições necessárias para se implantar a CIPA dentro de uma empresa. Ainda assim, caso o trabalhador sinta dificuldades para compreender o que está descrito no próprio site do Ministério do Trabalho, ele deve procurar pelo sindicato através de seu departamento jurídico.

Este departamento certamente fornecerá as informações necessárias para que ele possa conseguir implementar uma Comissão interna de prevenção de Acidentes dentro de sua empresa.

Síndrome da imunodeficiência adquirida - AIDS

AIDS - Prevencao A AIDS é um conjunto de sinais, sintomas e alterações laboratoriais em decorrência da infecção causada pelo vírus HIV. Mesmo sem apresentar os sintomas, é possível transmitir o...

E se a empresa não possuir técnico de segurança e CIPA?

CIPA Quem cuidará da CIPA em casos em que a empresa não tem técnicos ou engenheiros em segurança do trabalho? Certamente essa é uma dúvida constante e pouco sanada. Mas, hoje traremos a reposta para tal...

Como funciona o treinamento da CIPA?

CIPA Muitas pessoas não sabem como funciona o treinamento da CIPA, portanto separamos um post somente para tratar desse assunto tão importante. Acompanhe para saber mais sobre o treinamento. É de extrema relevância que a...

NR 05 - Funcionamento e Organização da CIPA

NR 05 CIPA De acordo com a NR 05 a Organização da CIPA é obrigatória em diversos tipos de empresas seja ela pública ou privada, independente de sua constituição tendo ou não fins lucrativos. Se possuirem...

A importância da prevenção contra a AIDS

Prevencao da AIDS De acordo com o MTE todas as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos de administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas,...

Como dimensionar a CIPA na sua empresa passo a passo

Curso CIPA A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) deve estar presente nos mais diversos tipos de empresas. Essa comissão tem por objetivo criar medidas para prevenir e diminuir o número de acidentes por meio de...

Qual objetivo da cipa

Objetivo da CIPA Objetivo do Curso de CIPA Objetivo do curso CIPA A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar...

O que é CIPA: saiba mais sobre suas atribuições

Cipa De acordo com a NR 5 a CIPA é uma comissão que deve estar presente nas empresas com mais de 20 funcionários e seu objetivo é verificar as condições de trabalho e garantir mais segurança e qualidade de...

Quais são as principais atividades da CIPA?

Atribuicoes da CIPA A CIPA (Comissão interna de prevenção de Acidentes) exerce um forte papel na sociedade, visto que hoje no Brasil o número de acidentes de trabalho ocorre diariamente, ou seja, a cada dez minutos um trabalhador morre...

Por que fazer o curso de CIPA?

Porque fazer o curso de cipa A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma comissão formada por funcionários que tem entre suas funções analisar o ambiente de trabalho e os possíveis riscos de acidentes...

Estabilidade dos membros e presidente da CIPA

Benefícios alcançados pela implantação da CIPA

A importância da Análise e Mapa de Risco

CIPA - Para que serve? O treinamento é obrigatório?

Como criar a CIPA na sua empresa?

Primeiros Socorros: A importância de Possuir Conhecimento

Informações Importantes Sobre NR 05 (CIPA) e sua Aplicação

A importância da CIPA para diminuir Acidentes de Trabalho

O que é CIPA? Importante instrumento da segurança no trabalho

Planos de Contingência: Um novo desafio para o SESMT

01 - CIPA - Objetivo - Constituição

02 - CIPA - Organização

03 - CIPA - Atribuições

04 - CIPA - Funcionamento

05 - CIPA - Treinamento

06 - CIPA - Processo Eleitoral

07 - CIPA - Contratantes e Contratadas

NR-05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Nossos Cursos