Quais são as principais atividades da CIPA?

As responsabilidades das principais atividades da CIPA são muito importantes quando se fala em prevenir acidentes de trabalho. A sigla, que significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, está prevista em lei para as empresas que trabalham com funcionários no regime CLT.
 

O que é a CIPA?

Regulada pela Norma Regulamentadora 5 (NR 5) e prevista na Legislação Trabalhista, a CIPA é uma comissão que deve ser formada por funcionários da empresa. Eles serão responsáveis por auxiliar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.

Dessa forma, a CIPA atua em conjunto para colaborar com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT. Contudo, ao contrário da CIPA, o órgão é formado por profissionais especializados em segurança do trabalho.
 

Principais atividades da CIPA

Com relação às principais atividades da CIPA, elas são voltadas ao esclarecimento sobre como evitar ao máximo os riscos no ambiente de trabalho. Portanto, a comissão, que deve ser eleita pelos colegas, conta com algumas obrigações, tais como:

  • Solicitar medidas que possam diminuir ou evitar completamente os riscos de acidentes;
  • Debater sobre os acidentes ocorridos;
  • Auxiliar os demais funcionários na prevenção de acidentes.

Além disso, entre as suas atribuições também está a investigação das causas de qualquer acidente ocorrido. Independentemente de haver vítimas ou não, a comissão deve analisar os dados e apresentar sugestões de mudanças para que eles não se repitam.

Ademais, a organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) também está entre as principais atividades da CIPA. Aliás, esse é um evento que deve contar com várias atividades de esclarecimento e prevenção de acidentes de trabalho. Pode haver desde palestras até debates e workshops.

Ainda além da SIPAT, outras ações voltadas à saúde também devem ser apresentadas. Elas não precisam ser voltadas somente ao bem-estar no ambiente de trabalho, mas em toda qualidade de vida dos funcionários.

Por fim, temos o mapa de risco, que é outra atividade que exige o comprometimento da CIPA. Esse é um documento diagnóstico de toda a segurança e saúde da equipe da empresa, por isso analisa qualquer risco existente. Ele deve se manter atualizado e inspirar ações para a melhoria no local.

Sendo assim, de forma geral as principais atividades da CIPA são todas focadas na saúde, segurança e bem-estar. Ainda, devem contar com o apoio de toda a equipe de colaboradores para ter a sua autonomia respeitada.

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