A importância do curso Primeiros Socorros

A importancia do curso de primeiros socorrosGrande parte dos acidentes poderia ser evitada se as pessoas tivessem mais cuidado, tivessem atenção ao realizar suas atividades, mais ainda no trânsito. Os acidentes nas estradas acontecem devido a ultrapassagem sem pensar, alta velocidade, falta de revisão no veículo, falta de cuidado em dias de chuva ou neblina, e o mais grave por beber e dirigir em seguida.

Quando ocorre um acidente as pessoas ficam nervosas, entram em pânico e muitas vezes não sabem como agir. Essa é a função do curso Primeiros Socorros, o qual tem por objetivo principal instruir quais os procedimentos que devem ser seguidos diante de um acidente com vítimas.

Diante dessa situação é preciso manter a calma e lembrar o que ensina os primeiros socorros, como por exemplo remover da vítima, verificar o pulso, isolar o local, ligar para os bombeiros, e outros detalhes.

No caso de presenciar um acidente o primeiro passo é prestar socorro, caso não tenha preparação adequada, poderá ligar e pedir ajuda. Caso não proceda dessa forma isso é considerado crime perante a lei. Os momentos logo após o acidente são os mais importantes, ele são responsáveis por garantir que a vítima sobreviva ou morra.  

Os primeiros socorros são aqueles prestados à vítima logo no momento do acidente, eles servem para manter os sinais vitais e diminuir a gravidade dos ferimentos até que chegue ajuda especializada.

Devemos estar dispostos a ajudar em todo tipo do acidente, mais ainda quando a vítima não tem condições de cuidar de si mesma, havendo fratura, graves lesões, risco de incêndio, etc. Se não for possível auxiliar sozinho é necessário chamar outras pessoas e tentar conter a situação, não curiosos, mas pessoas que realmente ajudem.

Outro ponto importante diante de um acidente é manter a calma, evitando entrar em pânico para não assustar ainda mais a vítima. A vítima já está com medo, então é preciso sentir confiança, tranquilidade, e segurança, acreditando que as pessoas que estão em volta dela irão realmente ajudá-la. Cada acidente exige procedimentos próprios, mas esses fatores são comuns a todos.

Se você não tem formação em Primeiros Socorros e trabalha em áreas que podem ocorrer acidentes, ou quer melhorar seu currículo, o ISC fornece em sua grade. Entre em contato conosco e saiba mais informações.

A vida de uma pessoa pode estar em suas mãos!