A importância de usar protetores auriculares

A importancia do protetor auricularÉ de conhecimento de todos os trabalhadores que ao executar suas atividades diárias estão sujeitos a diversos riscos, podendo sofrer acidentes de trabalho com afastamento e até morte. Por isso é importante que o funcionário receba treinamento adequado e utilize os equipamentos de segurança conforme orientado nas Normas Regulamentadoras.

Entre os equipamentos de segurança estão botas, luvas, aventais, óculos de proteção, capacete, protetor auricular, etc. Cada equipamento de segurança deve ser usado de maneira correta para garantir a máxima proteção do trabalhador.

O protetor auricular em especial serve para proteger o trabalhador dos ruídos que são causados por máquinas no ambiente produtivo. Tais ruídos podem danificar a audição e causar surdez dependendo do nível.

Muitos trabalhadores reclamam do incômodo causado por máquinas e equipamentos, no entanto o que ocorre diversas vezes é que utilizam de maneira incorreta, não usam ou então os protetores estão desgastados e não informaram ao supervisor para serem trocados.

Independente do motivo, faz-se necessário manutenção e uso dos protetores, conforme o modelo adotado pela empresa.

O protetor em si não acaba com os ruídos, ele auxilia na diminuição do desconforto sofrido durante uma tarefa. Ele ainda protege os ouvidos contra o frio, a chuva, ventos fortes, e outras situações de ruído que venham a atrapalhar.

Cada atividade exige um tipo de protetor, os quais são oferecidos pelo mercado, é importante que as empresas disponibilizem e monitorem seu uso diariamente. Entre os modelos mais conhecidos estão os de silicone ou plug, de espuma, e em forma de concha.

O uso correto de cada protetor traz diversos benefícios, além de promover a segurança e saúde do trabalhador a curto, médio e longo prazo. É importante lembrar que no caso de protetores com espuma é necessário fazer um nó em um dos lados, para que seja usado sempre no mesmo ouvido e assim não contaminar caso o trabalhador tenha otite, ou outras enfermidades.

O ISC oferece o curso de EPI o qual tem em seu cronograma abordar todos os equipamentos necessários para a proteção e segurança do trabalhador enquanto na realização de suas atividades. Se você ainda não possui o curso ou quer se aprofundar entre em contato e solicite mais informações.