A Importância da NR 34 para a Indústria Naval

NR 34 Instituto SCA NR34 é uma Norma Regulamentadora que foi aprovada em outubro de 2010 e estabelece os padrões mínimos de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho da indústria da construção e reparação naval brasileira.

São consideradas atividades da indústria da construção e reparação naval todas aquelas desenvolvidas no âmbito das instalações empregadas para este fim ou nas próprias embarcações e estruturas, tais como navios, barcos, lanchas, plataformas fixas ou flutuantes, dentre outras.

O seguimento desta norma requer algumas responsabilidades a serem adotadas pelo empregador:

a) designar formalmente um responsável pela implementação desta Norma;

b) garantir a adoção das medidas de proteção definidas nesta Norma antes do início de qualquer trabalho;

c) assegurar que os trabalhos sejam imediatamente interrompidos quando houver mudanças nas condições ambientais que os tornem potencialmente perigosos à integridade física e psíquica dos trabalhadores;

d) providenciar a realização da Análise Preliminar de Risco - APR e, quando aplicável, a emissão da Permissão de Trabalho - PT;

e) realizar, antes do início das atividades operacionais, Diálogo Diário de Segurança - DDS, contemplando as atividades que serão desenvolvidas, o processo de trabalho, os riscos e as medidas de proteção, consignando o tema tratado em um documento, rubricado pelos participantes e arquivado, juntamente com a lista de presença;

f) garantir aos trabalhadores informações atualizadas acerca dos riscos da atividade e as medidas de controle que são e devem ser adotadas;

g) adotar as providências necessárias para acompanhar o cumprimento das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma pelas empresas contratadas.

A norma abrange ainda atividades que envolvam altura, exposição a radiações ionizantes, jateamento e hidrojateamento, pintura, movimentação de cargas, montagem e desmontagem de andaimes, uso de equipamentos portáteis e trabalho a quente.

Como em qualquer outra norma é importante que o trabalhador esteja realmente qualificado para executar suas atividades, além de participar dos treinamentos referente ao uso de EPI's, conhecer a sinalização em máquinas e equipamentos, além de medidas práticas a serem adotadas caso ocorra algum incidente.

Vale ressaltar que cada ambiente (portos, navios, barcos, etc) possui suas próprias peculiaridades, sendo assim, a empresa deverá montar seu plano de segurança de acordo com as informações coletadas junto aos funcionários, membros da CIPA (se houver), técnico ou engenheiro de segurança do trabalho, sempre objetivando manter a integridade física dos colaboradores.

O Brasil conta com diversos portos em sua costa, e todos os dias são recebidos milhares de containers, entre os quais se destacam os portos de Santos, Vitória, Rio de Janeiro, Paranaguá e são Luís. A NR34 juntamente com as NR29 e NR17 buscam melhorar a qualidade do trabalho nesta área, você quer saber mais? O ISC oferece diversos cursos presenciais e online, nos envie e-mail ou entre em contato pelo site, será um imenso prazer te atender.

Quer sugerir pauta para os próximos posts? Envie sua sugestão pela nossa fanpage ou pelo site. Ficaremos gratos pela sua participação.

Conheça alguns dos cursos que o Instituto Santa Catarina oferece as empresas e trabalhadores.

Curso NR 06 - EPIs
Curso CIPA 
Curso NR 20 - Segurança com Inflamáveis
Curso NR 33 - Espaço Confinado
Curso NR 35 - Trabalho em Altura
Curso NR 12 - Maquinas e Equipamentos
Curso de Operador de Caldeiras
Curso de Primeiros Socorros
Curso Básico de Combate a Incêndio
Curso de Operador de Ponte Rolante
Curso de Manuseio de Produtos Químicos
OUTROS...

INSTITUTO SANTA CATARINA
Fone:(47) 3046 0045 / (47) 3046 0145
www.institutosc.com.br
Email: isc@institutosc.com.br
Skype: institutosc