Blog

O que é APR, como funciona e quando é indicado realizar

06/10/2021 - - Categoria: geral



O que é a APR e por qual motivo ela é tão importante para o bom funcionamento da empresa?

A APR, sigla de Análise Preliminar de Riscos, como o próprio nome já diz, é uma técnica que objetiva prever riscos no ambiente de trabalho e, dessa forma, preveni-los. 

 

Para saber tudo sobre como aplicá-la na prática basta continuar com a gente. Boa leitura!
 

O que é APR ?
 

As APRs são técnicas de avaliação dos riscos associados à realização de uma atividade X. Por exemplo, se um trabalhador vai realizar um serviço em altura, o ideal é que uma APR seja feita para identificar os possíveis riscos.

 

A análise deve ser feita em todas as etapas do projeto, já que os acidentes podem acontecer em um processo específico e que demanda  maiores cuidados.

 

O principal motivo para a realização da Análise Preliminar de Riscos é garantir que medidas prévias de segurança sejam adotadas. Dessa forma, é possível controlar, neutralizar ou diminuir os riscos ocupacionais.

 

Além disso, é uma importante garantia legal para os empregadores, pois ela aborda diversas questões de segurança que são exigidas em lei.
 

Quem pode realizar uma APR?

A APR pode ser emitida e assinada por qualquer profissional que tenha especialidade em Segurança do Trabalho.

Entretanto, o cenário ideal é que todos os trabalhadores envolvidos também assinem o documento. Dessa forma, fica existindo o respaldo de que todos foram informados sobre os riscos e também sobre as medidas preventivas que foram adotadas.
 

Como funciona uma APR?

Além de saber o que é APR, é importante entender a sua aplicação prática!

De modo geral, ela é realizada com o intuito de encontrar erros que costumam acontecer durante a execução de determinada tarefa. 

Dessa maneira, ela  pode apontar as melhores formas de exercer uma atividade x, mas com a diminuição dos riscos de acidentes envolvidos.

 

A Análise Preliminar de Risco pode ser feita para setores e processos que já estão em andamento e também para os que irão entrar em pauta. A primeira etapa para o grupo que integra a APR é encontrar quais os possíveis riscos e fazer a descrição de cada um deles.

 

Assim, com os maiores e menores riscos identificados é possível decidir quais as medidas de segurança que precisam ser colocadas em prática primeiro. É nesse estágio que as condições de trabalho serão identificadas.

 

Após a identificação dos riscos e criação de uma ordem em que os problemas serão resolvidos, é hora de colocar a APR em prática e implementar medidas que evitarão acidentes.

 

Essa é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes quando pensamos sobre o que é a APR. Afinal, além de uma análise detalhada dos riscos, as ações devem ser válidas e realmente atuar de forma preventiva dos acidentes ocupacionais.


O que deve conter o documento de APR?

O que deve conter o documento de APR

A realidade é que não existe nenhuma norma regulamentadora que determine o que é a APR e de que maneira ela deve ser estruturada. Logo, não existe um modelo definitivo para o documento.

 

No entanto, existem algumas informações que são fundamentais para que a APR cumpra o seu papel de forma efetiva e a análise de riscos seja, de fato, feita de forma eficiente.

 

Além do conteúdo base, que é a análise de riscos, é importante definir e acrescentar ao documento alguns pontos como:

  • nome e cargo dos funcionários responsáveis pela elaboração da APR;

  • nome da empresa;

  • datas em que as análises foram realizadas;

  • registar o número de revisões realizadas na documentação;

  • Checklist das tarefas  ou funções e suas respectivas descrições;

  • riscos existentes na execução do trabalho;

  • quais as etapas de cada uma das atividades e seus respectivos riscos;

  • descrição dos equipamentos de proteção de uso individual e coletivos que serão empregados em cada tarefa;

  • equipamentos que serão usados na realização das atividades e quais os riscos que cada um deles agrega;

  • normas de segurança que devem ser adotadas no projeto.

Outro ponto importante é que o documento feito deve estar sempre disponível para todos os funcionários.

Quando é indicado realizar uma Análise Preliminar de Riscos?
 

A APR é uma obrigatoriedade para trabalhos em espaços confinados e para trabalhos em altura. Entretanto, a análise tem origem militar. Antes mesmo de ser o que é APR hoje, ela era usada na área em sistemas de produção de mísseis, por exemplo, também com o objetivo de evitar acidentes.

O que é preciso fazer antes de começar uma APR?

Antes de efetivamente começar a fazer a  Análise Preliminar de Riscos você precisa conhecer mais sobre a área de trabalho, sobre a equipe responsável por executar o projeto e sobre as atividades que serão realizadas.
 

Como fazer uma APR eficiente? 

Como fazer uma APR eficiente

E agora que já sabemos o que é APR, vamos começar a ver como fazê-la! Listamos abaixo alguns dos pontos fundamentais para construir uma APR eficiente. Confira!

Mapear as atividades do negócio
 

Saber quais são as atividades desenvolvidas e quais os procedimentos seguidos no trabalho é indispensável. Para coletar essas informações você pode realizar entrevistas com os supervisores do setor, por exemplo.

 

Fale também com os funcionários e colete todos os dados necessários para que não restem quaisquer dúvidas sobre as atividades e, assim, você possa elaborar um plano de ação para conter os riscos.

Identificar os riscos operacionais 
 

Agora que você já tem informações sobre quais são as atividades realizadas, é preciso identificar quais são os riscos ocupacionais que elas representam.

Devem ser identificadas as possíveis causas, consequências e os pontos de vulnerabilidade. Além de relatar quais os grupos os bens estão expostos às ameaças de acidentes.

Determinar e monitorar os pontos de controle de riscos
 

Uma vez identificados os riscos, é preciso traçar um plano de contenção de danos! Adote as medidas de proteção preventiva e monitore os pontos mais vulneráveis para identificar se as ações são suficientes para evitar os acidentes de trabalho.
 

Como aprender mais sobre APR?

É possível realizar cursos na área que garantem a expertise necessária para atuar desenvolvendo as Análises Preliminares de Riscos.

 

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre os cursos que o Instituto Santa Catarina oferece! 

Conclusão

O que é APR? Como vimos, é uma etapa fundamental para garantir mais segurança no ambiente de trabalho e evitar as terríveis consequências dos acidentes ocupacionais.

Mitigação de Riscos: O que é e como aplicar um plano?

Você sabe o que é um plano de mitigação de riscos? Essa é uma ferramenta importante para o gerenciamento eficiente de um negócio. Sem exceção, empresas de diversos tamanhos e ramos precisam lidar com os riscos quase que diariamente. Isso...

Plano de emergência: Finalidade, Vantagens e Como elaborar

O principal objetivo de um plano de emergência é, mesmo em situações adversas, garantir a segurança dos colaboradores e minimizar os danos causados por possíveis acidentes. Mas não basta elaborar um plano, é preciso implementar as medidas...

Choque elétrico: Primeiros Socorros - Saiba como proceder

A verdade é que durante a realização de trabalhos com sistemas de energia podem acontecer choques elétricos e primeiros socorros. Mas quais são as complicações do choque elétrico? Por que é tão importante evitá-los?   Neste...

O que é APR, como funciona e quando é indicado realizar

O que é a APR e por qual motivo ela é tão importante para o bom funcionamento da empresa? A APR, sigla de Análise Preliminar de Riscos, como o próprio nome já diz, é uma técnica que objetiva prever riscos no ambiente de trabalho e, dessa...

Síndrome de Burnout: O que é e como ela afeta seus funcionários

Caracterizada pelo esgotamento físico e mental decorrente do trabalho, a Síndrome de Burnout é um dos distúrbios emocionais que mais afeta profissionais em todo o mundo. No Brasil, estima-se que mais de 33 milhões de brasileiros sofram com a...

Brigada de Emergência: O que é, Como funciona e Objetivo

Independentemente do ramo de atividade, as empresas estão sujeitas à situação de emergências que necessitam de evacuação de local e primeiros socorros. Nesses casos, é crucial contar com uma brigada de emergência. Por meio dela é...

Como melhorar o Clima Organizacional no setor de teleatendimento?

Valorizar o clima organizacional no setor de teleatendimento é essencial para ter mais produtividade. Ele melhora a percepção que os funcionários têm da empresa, o que afeta positivamente a satisfação deles com a organização. Isso por sua...

Como a Ginástica Laboral melhora a qualidade de vida nas empresas?

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a cada dia que passa as empresas buscam alternativas que as façam ser mais produtivas e se destacarem frente à concorrência. Uma dessas estratégias é apostar na ginástica laboral para...

PCR - Primeiros Socorros: Conheça os principais procedimentos

No cotidiano, como no dia a dia de trabalho, infelizmente nos deparamos com situações que exigem técnicas de PCR primeiros socorros. Trata-se de medidas iniciais e imediatas para as vítimas de mal súbitos ou traumas fora do ambiente...

O que é operador de caldeira e como implantar procedimentos de segurança

Entre os profissionais mais importantes para uma indústria, está o operador de caldeira. Sem ele, provavelmente a empresa estará contra a Norma Regulamentadora 13, que assegura os procedimentos de segurança para trabalhos em caldeiras e vasos de...

A importância do treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros nas empresas

Ao contrário do que se imagina, combater incêndio e prestar os primeiros socorros às vítimas não é uma habilidade restrita apenas aos bombeiros. Absolutamente! Os funcionários de uma empresa também devem possuir orientações sobre como agir...

Quais são os riscos químicos no ambiente de trabalho?

Conhecer os riscos químicos no ambiente de trabalho é de fundamental importância para garantir a saúde e o bem-estar dos colaboradores durante o serviço. Eles estão presentes nas indústrias em geral e em todas as atividades em que há a...

O que é Higiene Ocupacional e para que serve?

A Higiene Ocupacional ou higiene no trabalho é um tema super importante dentro do ramo empresarial. Afinal, ele assegura o bem-estar dos funcionários durante o desempenho de suas funções, garantindo um dia a dia mais produtivo e livre de...

Sinalização de Segurança: Como prevenir acidentes de trabalho?

Várias medidas são capazes de tornar um ambiente de trabalho mais seguro, sendo a sinalização de segurança uma delas. Ela facilita a identificação dos riscos presentes em um ambiente de trabalho e assim, garante a saúde e a integridade...

Primeiros Socorros: o que fazer no caso de emergências?

Segundo a Cruz Vermelha do Brasil, como primeiros socorros podemos definir um conjunto de intervenções médicas e imediatas prestada a uma pessoa que tenha sofrido algum acidente ou um mal súbito. Quando realizados de forma correta, eles são...

Higiene Ocupacional: o que é e para que serve?

Apesar de Higiene Ocupacional remeter à limpeza está relacionada com as condições ambientais. Ou seja, seu objetivo é antecipar, reconhecer, avaliar e controlar riscos que possam surgir no ambiente de trabalho. Profissionais são expostos...

Você sabe o que é Saúde Ocupacional?

A saúde ocupacional é um tema de relevante importância dentro das organizações, tanto públicas quanto privadas. Afinal, é ela quem garante a segurança e o bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho através de uma série de medidas...

Riscos químicos no ambiente de trabalho: aprenda como evitá-los

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os riscos químicos são aqueles a que estão expostos os trabalhadores que manipulam agentes químicos em seu ambiente de trabalho. Substâncias como fertilizantes, cloro, gases industriais e...

Coronavírus: quais os principais cuidados no ambiente de trabalho

Descoberto na China em 2019, o novo coronavírus causa uma doença respiratória que varia de quadro assintomático a grave, chamada de COVID-19. Ela é transmitida através de gotículas de saliva dispersas no ar, pelo contato físico com uma...

Qual a importância da Permissão de Trabalho?

De acordo com o anexo IV da NR 12, a Permissão de Trabalho é um documento escrito que contém a descrição do serviço que será executado por um determinado trabalhador, bem como o seu nome, função, data e local de realização. Contudo,...

Doenças ocupacionais em call center: as 3 mais comuns

Declarada como atividade essencial pelo Governo Federal, as atividades de atendimento telefônico ao consumidor são indispensáveis para a economia do país. Contudo, essa também é uma das atividades mais ingratas, já que as doenças...

Outubro rosa: qual o papel das empresas na luta contra o câncer?

A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 90 e rapidamente se espalhou pelo mundo. Anualmente a iniciativa destaca a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Embora seja o segundo tipo de...

Outubro rosa: como engajar os funcionários nessa causa?

A cada ano a campanha do Outubro Rosa se torna mais necessária. Afinal, o número de casos de câncer de mama no Brasil é alarmante. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2020 a estimativa é que surjam 66.280 casos novos no...

Setembro amarelo: como a empresa impacta na vida dos funcionários?

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de suicídios no Brasil havia crescido 7% em 2019. Na contramão desse dado, o número global diminuiu 9,8% neste mesmo período. Por isso, o Setembro Amarelo é uma campanha necessária...

Como fomentar a saúde mental nas empresas?

A Síndrome de Burnout está crescendo no Brasil e se junta a outras condições que afetam a saúde mental nas empresas. Em 2018 a Organização Mundial da Saúde (OMS) já previa que até 2020 a depressão causaria milhares de afastamentos de...

Quais os benefícios da Sinalização de Segurança no chão de fábrica?

A sinalização de segurança é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho adequado. Essa diretriz faz parte da NR 26, que determina fatores visuais para prevenção de acidentes, além outros aspectos. Assim...

Como evitar acidentes no ambiente de trabalho?

Os números de acidentes de trabalho no Brasil são alarmantes. De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, só em 2018 foram contabilizados 576.951 casos pela Previdência Social. Entretanto, de acordo com a Fundacentro, esse...

Como fazer uma análise preliminar de risco (APR)?

Fundamental para aumentar a segurança nos ambientes de trabalho, a análise preliminar de risco (APR) pode ser aplicada em empresas de diversos setores. Além de orientar os trabalhadores, ela também colabora para diminuir danos à empresa, sendo,...

Quando e como emitir a CAT?

Emitir a CAT é um procedimento obrigatório por lei para comunicar aos órgãos responsáveis qualquer tipo de acidente de trabalho. Nesse sentido, o documento, que é chamado de Comunicado de Acidente de Trabalho, leva em conta algumas...

Qual é o objetivo da Higiene Ocupacional?

Ela também é conhecida como Higiene do Trabalho e Higiene Industrial. Na verdade, ela é uma ciência que visa melhorar os ambientes de trabalho com foco na saúde dos trabalhadores. Inclusive, a sua estreita relação com a segurança do trabalho...

Quais são os procedimentos de Primeiros Socorros?

Como elaborar uma PT – Permissão de Trabalho?

Asteróide detectado!!

Entenda por que investir em cursos é importante para a carreira




Categorias

Nossos Cursos

Estados