O que é APR, como funciona e quando é indicado realizar

O que é a APR e por qual motivo ela é tão importante para o bom funcionamento da empresa?

A APR, sigla de Análise Preliminar de Riscos, como o próprio nome já diz, é uma técnica que objetiva prever riscos no ambiente de trabalho e, dessa forma, preveni-los. 

 

Para saber tudo sobre como aplicá-la na prática basta continuar com a gente. Boa leitura!
 

O que é APR ?
 

As APRs são técnicas de avaliação dos riscos associados à realização de uma atividade X. Por exemplo, se um trabalhador vai realizar um serviço em altura, o ideal é que uma APR seja feita para identificar os possíveis riscos.

 

A análise deve ser feita em todas as etapas do projeto, já que os acidentes podem acontecer em um processo específico e que demanda  maiores cuidados.

 

O principal motivo para a realização da Análise Preliminar de Riscos é garantir que medidas prévias de segurança sejam adotadas. Dessa forma, é possível controlar, neutralizar ou diminuir os riscos ocupacionais.

 

Além disso, é uma importante garantia legal para os empregadores, pois ela aborda diversas questões de segurança que são exigidas em lei.
 

Quem pode realizar uma APR?

A APR pode ser emitida e assinada por qualquer profissional que tenha especialidade em Segurança do Trabalho.

Entretanto, o cenário ideal é que todos os trabalhadores envolvidos também assinem o documento. Dessa forma, fica existindo o respaldo de que todos foram informados sobre os riscos e também sobre as medidas preventivas que foram adotadas.
 

Como funciona uma APR?

Além de saber o que é APR, é importante entender a sua aplicação prática!

De modo geral, ela é realizada com o intuito de encontrar erros que costumam acontecer durante a execução de determinada tarefa. 

Dessa maneira, ela  pode apontar as melhores formas de exercer uma atividade x, mas com a diminuição dos riscos de acidentes envolvidos.

 

A Análise Preliminar de Risco pode ser feita para setores e processos que já estão em andamento e também para os que irão entrar em pauta. A primeira etapa para o grupo que integra a APR é encontrar quais os possíveis riscos e fazer a descrição de cada um deles.

 

Assim, com os maiores e menores riscos identificados é possível decidir quais as medidas de segurança que precisam ser colocadas em prática primeiro. É nesse estágio que as condições de trabalho serão identificadas.

 

Após a identificação dos riscos e criação de uma ordem em que os problemas serão resolvidos, é hora de colocar a APR em prática e implementar medidas que evitarão acidentes.

 

Essa é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes quando pensamos sobre o que é a APR. Afinal, além de uma análise detalhada dos riscos, as ações devem ser válidas e realmente atuar de forma preventiva dos acidentes ocupacionais.


O que deve conter o documento de APR?

O que deve conter o documento de APR

A realidade é que não existe nenhuma norma regulamentadora que determine o que é a APR e de que maneira ela deve ser estruturada. Logo, não existe um modelo definitivo para o documento.

 

No entanto, existem algumas informações que são fundamentais para que a APR cumpra o seu papel de forma efetiva e a análise de riscos seja, de fato, feita de forma eficiente.

 

Além do conteúdo base, que é a análise de riscos, é importante definir e acrescentar ao documento alguns pontos como:

  • nome e cargo dos funcionários responsáveis pela elaboração da APR;

  • nome da empresa;

  • datas em que as análises foram realizadas;

  • registar o número de revisões realizadas na documentação;

  • Checklist das tarefas  ou funções e suas respectivas descrições;

  • riscos existentes na execução do trabalho;

  • quais as etapas de cada uma das atividades e seus respectivos riscos;

  • descrição dos equipamentos de proteção de uso individual e coletivos que serão empregados em cada tarefa;

  • equipamentos que serão usados na realização das atividades e quais os riscos que cada um deles agrega;

  • normas de segurança que devem ser adotadas no projeto.

Outro ponto importante é que o documento feito deve estar sempre disponível para todos os funcionários.

Quando é indicado realizar uma Análise Preliminar de Riscos?
 

A APR é uma obrigatoriedade para trabalhos em espaços confinados e para trabalhos em altura. Entretanto, a análise tem origem militar. Antes mesmo de ser o que é APR hoje, ela era usada na área em sistemas de produção de mísseis, por exemplo, também com o objetivo de evitar acidentes.

O que é preciso fazer antes de começar uma APR?

Antes de efetivamente começar a fazer a  Análise Preliminar de Riscos você precisa conhecer mais sobre a área de trabalho, sobre a equipe responsável por executar o projeto e sobre as atividades que serão realizadas.
 

Como fazer uma APR eficiente? 

Como fazer uma APR eficiente

E agora que já sabemos o que é APR, vamos começar a ver como fazê-la! Listamos abaixo alguns dos pontos fundamentais para construir uma APR eficiente. Confira!

Mapear as atividades do negócio
 

Saber quais são as atividades desenvolvidas e quais os procedimentos seguidos no trabalho é indispensável. Para coletar essas informações você pode realizar entrevistas com os supervisores do setor, por exemplo.

 

Fale também com os funcionários e colete todos os dados necessários para que não restem quaisquer dúvidas sobre as atividades e, assim, você possa elaborar um plano de ação para conter os riscos.

Identificar os riscos operacionais 
 

Agora que você já tem informações sobre quais são as atividades realizadas, é preciso identificar quais são os riscos ocupacionais que elas representam.

Devem ser identificadas as possíveis causas, consequências e os pontos de vulnerabilidade. Além de relatar quais os grupos os bens estão expostos às ameaças de acidentes.

Determinar e monitorar os pontos de controle de riscos
 

Uma vez identificados os riscos, é preciso traçar um plano de contenção de danos! Adote as medidas de proteção preventiva e monitore os pontos mais vulneráveis para identificar se as ações são suficientes para evitar os acidentes de trabalho.
 

Como aprender mais sobre APR?

É possível realizar cursos na área que garantem a expertise necessária para atuar desenvolvendo as Análises Preliminares de Riscos.

 

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre os cursos que o Instituto Santa Catarina oferece! 

Conclusão

O que é APR? Como vimos, é uma etapa fundamental para garantir mais segurança no ambiente de trabalho e evitar as terríveis consequências dos acidentes ocupacionais.