A importância da Higiene Pessoal no Ambiente de Trabalho

Falar sobre higiene é algo extremamente delicado, tanto para homens como mulheres. Cuidar da própria higiene e da aparência é algo muito importante, ainda mais no ambiente de trabalho. A higiene vai além de somente manter as roupas limpas.

Além da boa aparência, que é a primeira impressão que as pessoas têm sobre nós, a higiene evita diversos tipos de doenças, seja por andar descalço, não lavar as mãos, usar roupas sujas, comer alimentos com as mãos sujas, etc.

Passamos a maior parte do tempo no ambiente de trabalho, dividimos escritório, refeitório e outras áreas de vivência com muitos funcionários, o que faz com que tenhamos contato com vermes, bactérias e fungos.

Além da higiene na empresa, banheiros limpos, sem lixos, corredores sem acúmulo de caixas e outros objetos, é também necessário investir tempo na higiene pessoal.

Higiene da pele

A pele é um órgão extenso, apesar de sua maior parte estar coberta pelas roupas, são necessários alguns cuidados básicos como tomar banho com frequência usando esponja para limpar bem, usar desodorante sempre que possível para evitar odores, algumas pessoas suam mais que outras, então o cuidado precisa ser ainda maior. Lavar o rosto sempre que parecer suado, voltar do almoço, ou quando for ao banheiro. Os homens exigem um cuidado extra no trato com a barba e bigode, sempre devendo deixar aparados ou se possível retirar completamente.

Higiene do sorriso

Esse é um cuidado que aprendemos desde cedo 'escovar os dentes após as refeições', porém com o tempo muitas pessoas acabam por esquecer. Sorriso limpo e agradável é um excelente cartão de visita. Imagina conversar com uma pessoa e ver um pedaço de alface no dente, ou tomate, ou feijão, é embaraçoso para ambas as partes. Para que isto não aconteça é preciso manter os dentes limpos sempre que comemos alguma coisa, e também usar enxaguante, para matar os germes e manter o hálito fresco por mais tempo.

Higiene dos cabelos

Para homens carecas ou com pouco cabelo o cuidado é pequeno, mas aqueles que possuem cabelo grande e para a maioria das mulheres, é preciso aumentar os cuidados. Alguns tipos de cabelo podem ser lavados todos os dias, outros em dias intercalados, evitando assim que fiquem oleosos, no entanto é preciso verificar também a presença de caspa, piolhos, e possível odor caso o cabelo fique preso durante muito tempo. Os cabelos devem ser lavados com shampoo, e deixados secar naturalmente ou com secador, as mulheres devem evitar prendê-lo logo após tomar banho, além de lavá-los à noite e deitar com eles molhados. Além desses cuidados, é preciso mantê-los sempre penteados e organizados.

Higiene do nariz

Conversar com alguém e notar que tem sujeira ou um pelo aparecendo é um tanto desagradável, para isso não acontecer é preciso olhar no espelho antes de sair de casa, além de várias vezes durante o dia no ambiente de trabalho.

Higiene das mãos e dos pés

Além da pele, as mãos e os pés também precisam de cuidados. Calçar meias com os pés ainda úmidos pode causar mau cheiro, não só nos pés como nos calçados, levando o odor para todos os outros calçados. Se isso acontecer, é preciso usar talco e manter os pés sempre secos. Outro cuidado é com relação as unhas, elas devem estar sempre bem aparadas e limpas, além das mãos lavadas com sabonete, quando não for possível ir ao banheiro, deverá ser feito uso do álcool em gel.

Esses cuidados são essenciais para nossa vida em sociedade e mais ainda no ambiente de trabalho. Precisamos manter a higiene com dentes escovados, cabelos penteados, e um rosto agradável, desta forma o ambiente ficará também mais agradável.

Seus funcionários recebem treinamento sobre higiene? Eles mantém o ambiente de trabalho organizado e sua higiene em dia? Então aguardem, em breve o Instituto Santa Catarina trará novos cursos para sua grade. Para mais informações, entre em contato pelo nosso 0800 ou diretamente pelo site.