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A importância da CIPA para diminuir Acidentes de Trabalho

28 / Dez - - Categoria: NR 05 CIPA


A importancia da CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Sendo assim, toda empresa que possua um número favorável de funcionários pode criar sua própria Comissão. A escolha dos membros da CIPA se dá por meio de votação, dessa forma, quem tiver interesse em ser cipeiro pode se candidatar. A equipe ainda é formada por membros indicados pelo empregador.

Após votação e confirmação da nova Comissão, deverá ser criado um documento e apresentado ao MTE, além dos nomes dos funcionários, deverá constar a data de todas as reuniões que ocorrerão durante o ano. Esse registro garante que os membros da CIPA não sejam alterados, sendo assim não podem ser adicionados nem removidos até o final do mandato.

Os membros eleitos terão “estabilidade” de dois anos em sua empresa (um ano de duração do seu mandato e um ano após o seu mandato), não podendo sofrer dispensas arbitrárias, sem justa causa. Caso o empregador demita um dos membros eleitos da CIPA, o mesmo deverá arcar com os salários do funcionário durante o período que o mesmo ainda teria dentro de seu período como cipeiro e mais um ano após o fim de sua gestão.

A CIPA tem como principal objetivo atuar na prevenção de acidentes na empresa, para isso seus membros auxiliam na identificação dos riscos e na elaboração do mapa de riscos. Esse trabalho é realizado sempre junto com o empregador, funcionários e técnico de segurança.

É importante que sejam adotadas medidas ou ações preventivas, para evitar e diminuir a ocorrência de acidentes, A CIPA também monitora e orienta acerca dos equipamentos de proteção individual - EPI's - mostrando sua importância, uso correto, manutenção e limpeza dos mesmos.

Anualmente é realizada a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), onde são divulgadas informações importantes de saúde e segurança para os funcionários além de outras atividades, como palestras, vídeos, debates, minicursos, etc.

É preciso desenvolver uma cultura de prevenção no ambiente empresarial, para que empregados e empregadores realizem um trabalho em conjunto, o qual tem por objetivo maior manter a integridade física dos funcionários.

Com a atuação da CIPA são alcançados diversos resultados, tais como: divulgação e promoção do cumprimento de normas importantes do cotidiano (NR6, NR9, NR17, entre outras); investigação de causas, circunstâncias e consequências dos acidentes e das doenças ocupacionais e acompanhamento das medidas corretivas; disseminação de forte cultura com base na segurança do trabalho; aumento do uso de EPI's; diminuição do índice de acidentes, etc.

O objetivo da CIPA não é somente vigiar ou punir os empregados, mas sim melhorar suas condições de trabalho. Sua empresa possui esta Comissão? Colabore e auxilie mostrando suas percepções.

O ISC atualmente oferece diversos cursos que têm como objetivo melhorar a qualidade e segurança do trabalho nas empresas. Acesse nosso site e saiba mais sobre as NR's mais importantes e inicie 2016 com um ambiente mais seguro para seus funcionários.

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NR-05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

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