
Todos os anos são registrados milhares de acidentes no Brasil, eles são causados pela falta de atenção, descuido, ausência de equipamentos de segurança, falta de treinamento e/ou orientação por parte da empresa, falta de infraestrutura, etc.
Grande parte desses acidentes provocam o afastamento do trabalhador e muitas vezes até sua morte, o que gera custos desnecessários para a empresa e para a família do acidentado.
Pesquisas indicam que muitos desses acidentes poderiam ser evitados se houvesse cautela e atenção ao realizar determinadas atividades. A Construção Civil e a indústria de alimentos são os maiores responsáveis pelo grande número de acidentes no país.
Frente a esse cenário é possível perceber que algumas medidas sendo adotadas diariamente pode contribuir para minimizar os acidentes:
- durante o horário de trabalho é momento de prestar atenção nas atividades que estão sendo realizadas, por isso é necessário evitar distrações como conversas, ouvir música, falar ao celular, etc;
- cada trabalho tem seu próprio tempo, alguns exigem maior rapidez, outros maior atenção, outros exigem ritmo, o trabalhador precisa se adaptar a cada atividade e trabalhar conforme o mesmo exige, qualquer mudança pode ocasionar acidentes;
- quando um funcionário é contratado, tanto a empresa precisa verificar se o funcionário está apto para executar determinada função, como o funcionário precisa se certificar que conhece máquinas e equipamentos, processos, etc., caso tenha dúvidas deverá perguntar ao seu superior e só então voltar ao trabalho;
- é lei no Brasil que em vários locais é proibido fumar, nas empresas no entanto o cuidado deve ser maior, ainda mais naquelas onde há manuseio de combustíveis inflamáveis;
- quando uma máquina apresenta problema deve ser desligada imediatamente, e levar a informação aos responsáveis pela manutenção, trabalhar com máquinas nesse estado pode contribuir para acidentes maiores;
- ordens foram feitas para serem cumpridas, sendo assim, os funcionários devem trabalhar todos os dias respeitando cada uma delas, caso veja um colega que está descumprindo é dever informar ao supervisor.
Para diminuir o risco de acidentes é preciso que cada colaborador assuma sua parcela de responsabilidade, seja proativo e compartilhe suas ideias e sugestões com equipes responsáveis pela segurança tais como a CIPA.
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