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5 medidas para reduzir acidentes de trabalho

17 / Mai - - Categoria: Segurança do Trabalho


Reducao de Acidentes - Instituto SC

As medidas de Segurança do Trabalho devem ser aplicadas em todos os setores da empresa, de forma a disseminar a cultura de saúde e segurança desde o chão de fábrica. É necessário que sejam realizadas diversas ações com o objetivo de conscientização, de maneira que os funcionários se tornem pró-ativos e passem a cuidar sem orientação gerencial.

Estudos mostram que todos os anos ocorrem diversos acidentes, muitos deles ocasionados pela falta de conhecimento, pela falta de equipamentos de proteção e segurança, no entanto, grande parte ocorre devido à negligência das pessoas, o que torna o número de acidentes com esta causa é cada vez maior.

Em vista, precisamos adotar medidas para reduzir os acidentes de trabalho, algumas bem simples, no entanto, é preciso persistência e compromisso. É preciso também que percebam os benefícios trazidos por essas medidas, tais como redução no número de afastamentos, baixa rotatividade, mortes, acidentes graves com sequelas.

Medidas para reduzir acidentes de trabalho

Sinalizar áreas perigosas

É fato que ainda hoje muitos funcionários não compreendam a sinalização preventiva que é adotada por sua empresa, seja por falta de treinamento, ou mesmo falta de interesse no assunto. Mas a questão é que todos os locais que oferecem riscos, tais como ambientes confinados, sujeitos a presença de gases, ou mesmo piso molhado, todos precisam estar devidamente sinalizados, e o mais importante, todos devem saber qual o significado de cada placa.

Investir em treinamentos

Muitos cursos podem ser feitos pelos funcionários sem conhecimento da empresa, apenas para sua formação, independente da função que ocupa. No entanto, outra gama de cursos deve ser fornecida pela própria empresa, pois o conteúdo será ministrado de acordo com as necessidades da empresa. Ela precisa se certificar que seus trabalhadores tenham conhecimento técnico e prático para executar as tarefas, de forma e saber como reagir em casos de acidentes.

Definir saídas de emergência

Em muitas empresas as saídas de emergência não estão visíveis ou são perceptíveis tais como num ônibus por exemplo. Os funcionários devem ser instruidos e saibam onde estão localizadas todas as saídas, e o mais importante, que a passagem esteja livre, de forma que se houver um acidente, as pessoas possam sair o mais rápido possível. Lembrando que também deverão estar sinalizadas.

Fornecer ferramentas adequadas

Dependendo da empresa, cada setor utiliza ferramentas específicas, é fato que tais ferramentas devem ser fornecidas pela própria empresa. Caso isso não ocorra, abre espaço para que o funcionário improvise, e encontre outras formas para terminar suas tarefas.  É necessário que o supervisor de cada área esteja atento e verifique se há necessidade de trocar ferramentas que estão sem utilidade ou comprar novas.

Criar política de segurança

Além de todas as medidas, é preciso ainda que a mensagem chegue a todos os funcionários. De forma que eles criem o hábito de utilizar os equipamentos de proteção individual e coletivo, só entrem em áreas autorizadas, e que haja um compromisso com a segurança, de maneira que um funcionário cuide do outro, sempre lembrando que a ausência de segurança afeta a todos.

O ISC tem como principal objetivo a Segurança do Trabalho, para isso oferece diversos cursos na área. Você empresa, ou funcionário, tem interesse em nossos cursos, entre em contato pelo nosso site, teremos prazer em atendê-lo.

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