4 dicas de segurança no manuseio de produtos químicos

Presente em empresas de diferentes segmentos de mercado, o manuseio de produtos químicos muito preocupa os profissionais de saúde e segurança do trabalho (SST). Só para se ter uma ideia, a atividade é responsável por 14% dos acidentes de trabalho no Brasil, em sua grande maioria causados por intoxicações.

Mas será que dá para evitar essas ocorrências? De acordo com várias normas regulamentadoras, sim. Com um bom treinamento profissional e boas práticas de manuseio de produtos nocivos e perigosos é possível garantir operações mais seguras em todas as áreas de atuação.

O que são produtos químicos?

Em princípio, produtos químicos são substâncias puras ou misturadas que têm as suas composições alteradas por meio de algum processo de elaboração química. Eles são usados na fabricação de alimentos, de remédios, de produtos de limpeza, de herbicidas e pesticidas, entre muitos outros produtos. 

Diante disso, fica fácil entender que os produtos químicos estão presentes na agricultura, no comércio, na indústria, nos hospitais e em muitos outros setores da economia. Eles são classificados segundo o seu estado físico, ou seja, líquido, sólido e gasoso, conforme listamos a seguir:

  • Estado sólido: poeiras, fumos e fibras;
  • Estado líquido: névoas, neblinas, combustíveis e inflamáveis;
  • Estado gasoso: hidrogênio, nitrogênio entre outros gases e vapores.

Além da classificação conforme o estado físico, os agentes químicos podem ainda ser classificados de acordo com o risco que oferece:

Irritantes

São exemplos de agentes químicos irritantes o cloro, a soda cáustica, a amônia e o ácido sulfúrico. Como o próprio nome sugere, o manuseio desses produtos químicos pode causar irritação na pele, nos olhos e nas vias respiratórias do trabalhador.

Asfixiantes

São aqueles que reduzem a quantidade de oxigênio no ar ou impedem a chegada dele no organismo. Entre as muitas opções, destacam-se o monóxido de carbono, o nitrogênio, o metano e o hélio. Quando inalados, eles causam dores de cabeça, sonolência e, em casos mais graves convulsões. Se o colaborador não for socorrido a tempo, ele pode até morrer.

Alergênicos

Apesar de oferecer menor risco, o manuseio de produtos químicos alergênicos também pode causar prejuízos à saúde do trabalhador. Eles podem causar alergias na pele, nas vias respiratórias entre outras complicações fisiológicas.

Anestésicos

São agentes químicos que atuam no sistema nervoso central, causando alterações de humor, desmaios ou efeitos narcóticos, como o éter, clorofórmio, álcoois entre outros.

Corrosivos

A manipulação de produtos químicos corrosivos demanda cuidado extremo. Isso porque esses agentes, quando em contato com a pele e outras partes do corpo do trabalhador podem causar ferimentos gravíssimos. Como exemplos, podemos citar a soda cáustica, ácido sulfúrico, ácido nítrico e hidróxido de potássio.

Carcinogênicos

Conforme o próprio nome sugere, agentes químicos carcinogênicos são aqueles capazes de causar alterações celulares e provocar tumores e cânceres. O benzeno, o amianto e o formaldeído são bons exemplos dessas substâncias.

Qual NR determina os requisitos mínimos de segurança para o manuseio de produtos químicos?

Como os agentes químicos fazem parte do dia a dia de milhões de trabalhadores brasileiros, várias normas regulamentadoras estabelecem quais medidas de prevenção e controle devem ser adotadas nos locais de trabalho. Confira adiante as principais:

  • NR 9: Avaliação e controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos;
  • NR 32: Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde;
  • NR 15: Atividades e operações insalubres.

4 dicas de segurança no manuseio de produtos químicos

O fato é que não importa o ramo da sua empresa. Havendo a manipulação de produtos químicos nocivos, é preciso adotar algumas medidas de prevenção e controle para mitigar os riscos e preservar a sua saúde, bem-estar e segurança dos seus colaboradores.

Nesse sentido, algumas dicas podem tornar as suas operações mais seguras, reduzir custos e melhorar a imagem da sua marca no mercado. Veja adiante.

Treinamento

O treinamento profissional pode reduzir drasticamente o número de acidentes de trabalho decorrente do manuseio de produtos químicos. Oferecer informações sobre procedimentos de trabalho, medidas de prevenção e ações de emergência pode salvar vidas.

FISPQ

Outra dica para tornar o manuseio de produtos químicos mais seguro, é consultar a FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico) antes de qualquer operação. Nessa ficha, encontram-se todas as informações sobre a substância manipulada, como reação química, formas de transporte e o que fazer em casos de emergência, por exemplo.

Rotulagem

Além das dicas de proteção já citadas, a rotulagem de produtos químicos também se constitui como uma medida protetiva eficaz. Por meio de símbolos, textos e cores, elas indicam quais substâncias estão contidas em recipientes e oferece todas as informações necessárias para que o produto seja transportado ou manipulado com total segurança.

Equipamento de Proteção Individual (EPI)

Aqui no blog sempre falamos da importância do uso de equipamentos de proteção individual e no manuseio de produtos químicos isso não seria diferente. Eles protegem o colaborador da exposição aos agentes químicos no ambiente de trabalho e minimizam ou reduzem os ricos oferecidos por eles. Na sequência você confere os EPIs mais recomendados para trabalhar com produtos químicos.

  • Óculos de proteção;
  • Aventais de proteção;
  • Luvas de segurança;
  • Botas de proteção;
  • Equipamento de proteção respiratória.

Quer reduzir os danos causados pelo manuseio de produtos químicos em sua empresa? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções em saúde e segurança do trabalho para o seu negócio!