4 dicas de primeiros socorros em choque elétrico

Primeiros SocorrosPrimeiros socorros são aqueles cuidados necessários assim que ocorre um acidente até que chegue ao local ajuda especializada, como o corpo de bombeiros. Para que haja possibilidade de salvar a vítima é necessário que o socorrista tenha conhecimento e formação na área.

Ao presenciar um acidente uma das primeiras atitudes é isolar a área para evitar que outras pessoas também se machuquem. É importante ainda verificar os sinais vitais, ligar para emergência e outras medidas para que os danos sejam os menores possíveis.

O curso de Primeiros Socorros prepara o profissinal para que ele possa socorrer vítimas de acidentes de forma rápida e eficaz, fazendo a diferença entre a vida e a morte e colaborando para a recuperação do indivíduo.

Grande parte das pessoas quando presencia um acidente sente insegurança pois não sabe se o que aprendeu de fato irá auxiliar naquele momento, porém, um dos pontos mais importantes é manter a tranquilidade.

Uma situação que causa muitos acidentes nas empresas é o choque elétrico, se a vítima não for socorrida a tempo e de maneira correta poderá ter como consequência a morte. Sendo assim, alguns cuidados são necessários:

  • 1. Se a vítima sofrer um choque elétrico é importante que ninguém tente tocá-la, o correto é primeiro desligar a chave geral se possível. Deve-se procurar cobertas/toalhas secas para envolver a vítima e tentar desprendê-la do local que provocou o choque;
  • 2. É necessário ainda verificar se a vítima está consciente chamando-a pelo nome, caso não responsa pode iniciar a massagem cardíaca;
  • 3. A prioridade em qualquer acidente tentar manter todos tranquilos, inclusive a vítima;
  • 4. Sabendo ou não prestar os primeiros socorros deve-se sempre entrar em contato com o corpo de bombeiros o mais rápido possível.

Quanto mais rápido a vítima for socorrida maior a chance de salvar sua vida. Além de saber as técnicas de salvamento, é importante que o profissional trabalhe de forma segura evitando situações de risco.

 
É de extrema importância que o profissional tenha cerificação em Primeiros Socorros. Se ele trabalha numa indústria seus conhecimentos serão de grande ajuda, ele poderá salvar vidas e orientar outros profissionais.