Técnicas de transporte e amarração de carga (NR11)

Amarracao de cargasA NR11 estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho em relação ao transporte, à armazenagem, à movimentação, assim como o manuseio de materiais, evitando assim acidentes no local de trabalho.
 
Elevadores, guindastes, transportes industriais bem como máquinas transportadoras, devem ser construídos de modo a oferecer segurança e boas condições de trabalho para o trabalhador.

Além disso, deve ter sua carga máxima exposta visivelmente e deve conter também o sinal de aviso sonoro (buzina).

Cuidados especiais que as empresas devem ter na locomoção de materiais

  • * De acordo com o item 1.2.1 todos os equipamentos devem conter num local visível, sua especificação, juntamente com a carga máxima de trabalho permitida, nome e CNPJ do fabricante e responsável técnico.
  • * Os carrinhos manuais para transportes devem obrigatoriamente ter protetores das mãos.
  • * Poços de elevadores devem ser cercados de forma sólida, exceto a área das portas ou cancelas.
  • * Todos os materiais que forem utilizados para a movimentação de materiais deverão ser projetados e construídos de maneira a oferecerem segurança e resistência totais.
  • * Quando a cabine do elevador não estiver no nível do pavimento, a abertura deve ser integralmente protegida por corrimão ou outros acessórios semelhantes.

Curso de operação de empilhadeiras

Caso tenha interesse no curso de operador de empilhadeira é possível fazê-lo com uma curta duração. Não há uma carga horária exata, mas o mercado atual traz essa modalidade de curso numa duração de 20 a 40 semanais.

O curso normalmente abrange teoria e prática. O público alvo é direcionado aos colaboradores que trabalham com amarração e movimentação de cargas em geral e demais colaboradores que desejam ter capacitação complementar.

Muitas pessoas ainda não sabem, mas a CNH não é obrigatória para os motoristas de empilhadeira. É claro que ter a carta garante mais tranquilidade para o gerente logístico de uma empresa e para os outros funcionários.

Você possui CNH para ser um operador de empilhadeira? Se não, como você lida com essa situação? Comente no nosso post.