Sistema de resgate em espaços confinados – NR33

NR33Todo e qualquer tipo de atividade pode precisar de algum tipo de serviço de resgate. A NR33, por exemplo, mostra como se deve proceder em caso de resgate nos espaços confinados. 

Continue acompanhando nossa postagem e descubra como realizar tal procedimento. 

Como realizar o resgate? 

Para realizar o resgate de um indivíduo no espaço confinado, sem precisar adentrar no local, é preciso fazer uso de um cinto de corpo inteiro ou de tórax. Portanto, o profissional que fará o resgaste usa esse cinto que possui uma linha de resgate conectada no centro das costas próxima do nível dos ombros, ou acima da cabeça do trabalhador. 

A outra extremidade da linha de resgate deverá estar conectada a um dispositivo mecânico, ou ponto fixo externo ao espaço confinado, de tal forma que o resgate possa dar início, assim que o socorrista perceber o risco.

A NR33 prevê, nessa situação, que o dispositivo mecânico deverá estar disponível para resgatar pessoas em espaços confinados típicos verticais com mais de 1,5m de altura. Se o profissional demonstrar que as pulseiras oferecem maior segurança e confiabilidade no momento do resgate, estas podem ser utilizadas, ao invés do cinto.  

Ficha técnica e ficha de dados 

A ficha técnica, assim como a folha de dados, e quaisquer outras informações a respeito das substancias tóxicas ou asfixiantes que possam estar presentes na atmosfera do espaço confinado deverá estar disponível na instalação médica (onde o trabalhador exposto será tratado).

Devem estar disponíveis também nas instalações do empregador, com a equipe de resgate, o supervisor de entrada e também o vigia para o pronto atendimento de emergência, no caso de um trabalhador afetado. 

Você já precisou resgatar alguém em espaço confinado ou já foi resgatado? Faça um comentário no nosso post relatando suas experiências em relação à NR33. Entre em contato conosco em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos.