Segurança na operação de pontes rolantes

Seguranca com pontes rolantesAs pontes rolantes, assim como todos os equipamentos, precisam de operadores capacitados e autorizados para manuseá-las. A NR 11 estabelece de acordo com seu artigo 11.1 “Normas de segurança para a operação de elevadores, transportadores industriais, guindastes e máquinas transportadoras”.

Incluso no grupo de máquinas transportadoras, pode-se encontrar a ponte rolante, a talha e o pórtico. Tais equipamentos são muito utilizados nas indústrias de metal-mecânica, metalúrgica, centros de distribuição de aço, cimento e de pré-moldados, entre outras empresas e segmentos.

A ponte rolante e sua importância

A ponte rolante é indispensável no transporte de material em todas e quaisquer dependências da empresa. Essas pontes representam um imenso investimento de capital, visto que seu valor é normalmente de dez a cinquenta vezes o de um automóvel comum.

Portanto, cabe aos operadores agirem de modo responsável no momento em que forem operar o equipamento. Um operador treinado conhece tudo que envolve sua ponte: velocidade, capacidade, sinalização dos homens de piso, assim como as regras de segurança.
 
A ponte rolante é responsável por deslocar cargas e materiais, no sentido vertical, horizontal e longitudinal.  

Cuidados na operação da ponte rolante

Acompanhe agora os cuidados necessários que o operador de ponte rolante deve ter:

• É correto verificar se não há trabalho sendo executado no caminho da ponte rolante;
• É expressamente proibido descer ou suspender pessoas com o auxilio da ponte rolante;
• A ponte rolante só deve ser manuseada por pessoas capacitadas e autorizadas;
• Cabos de aço ou correntes jamais devem ser esticados repentinamente;
• Toda ponte rolante deve ter identificação de sua capacidade de carga em local visível;
• Utilize protetores para os cabos, caso eles se apoiarem em cantos vivos da carga.

Antes da jornada de trabalho iniciar, aproveite para fazer o check list do equipamento, realizando a inspeção visual e funcional. Mantenha-se atento durante toda a operação e em caso de dúvidas a respeito da segurança PARE o processo imediatamente.

É preciso ter cuidados ao manusear a ponte rolante. Comente sobre sua experiência com esse equipamento. Fique á vontade também para deixar suas sugestões e dúvidas.