NR-05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Muitas pessoas acreditam que os representantes da CIPA servem somente para vigiar o que está sendo feito de errado dentro da empresa, no entanto o que acontece é o oposto. Os membros são responsáveis por analisar cada departamento identificando os riscos e assim orientar melhor os funcionários.

Além de identificar os riscos, a CIPA também elabora o mapa de riscos da empresa, dessa forma podem ser criados planos de ação que previnam futuros acidentes.

Essa comissão é eleita pelo proprietário e funcionários, onde a votação para os membros da CIPA deve ocorrer dentro do horário de trabalho, para que assim todos os funcionários possam participar. Os selecionados receberão treinamento de no mínimo 20 horas, somente após é que serão empossados e assumirão o cargo.

Entre as várias atribuições da CIPA podemos citar: identificação dos riscos do processo de trabalho, realização de inspeções de segurança no ambiente de trabalho, divulgar aos demais trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho, solicitar paralização de máquina, setor ou atividade onde considere haver risco grave, promover anualmente a SIPAT, requisitar cópias das comunicações de acidentes de trabalho (CAT) e participar das investigações e analises de acidentes.

Analisando as áreas de maior risco é possível criar estratégias, treinar os funcionários e mudar fluxos de trabalho caso seja necessário, dessa forma a empresa terá seu número de acidentes diminuído.

Se você pensa em fazer ou faz parte da CIPA na sua empresa, acesse nosso site e saiba mais sobre o curso de NR-05. O conhecimento é a melhor ferramenta para nos tornar profissionais melhores.

Faça sua matrícula agora mesmo

Conheça nossos cursos:
- Curso NR 10 Básico e SEP
- Curso NR 06 - EPIs
- Curso CIPA
- Curso NR 20 – Segurança com Inflamáveis
- Curso NR 33 – Espaço Confinado
- Curso NR 35 – Trabalho em Altura
- Curso NR 12 – Maquinas e Equipamentos
- Curso de Operador de Caldeiras
- Curso de Primeiros Socorros
- Curso Básico de Combate a Incêndio
- Curso de Operador de Ponte Rolante
- Curso de Manuseio de Produtos Químicos
e OUTROS...

INSTITUTO SANTA CATARINA
Fone:(47) 3046 0045 / (47) 3046 0145
www.institutosc.com.br
Email: isc@institutosc.com.br
Skype: institutosc