A NR-33 pode proteger você e sua equipe durante o trabalho

A NR 33 aborda a segurança que é preciso ter quando executamos trabalhos em espaços confinados. Esses espaços podem ser galerias, tanques, digestores, tubulações ou qualquer ambiente fechado, com altura/profundidade maior que 1,50m. Esses espaços exigem que o funcionário esteja apto e possua conhecimentos necessários.

O número de acidentes no Brasil é muito grande, isso porque as pessoas acreditam que somente por conhecer essas áreas já o qualifica para o trabalho, o que com certeza não procede.

Para reduzir este índice e proteger as pessoas o Ministério do Trabalho criou em 2006 a NR-33, a qual orienta sobre os procedimentos que devem ser seguidos pelas empresas e funcionários no que diz respeito às atividades em locais confinados.

A NR 33, no subitem 33.1.2, define Espaço Confinado como sendo:

 “Qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio”.

Entre as atividades realizadas nesses espaços podemos citar: reparos, manutenção, limpeza, inspeções, instações e resgate.

Com conhecimento e preparação adequada é possível estar atento para evitar locais que apresentem poeira, gases tóxicos, substâncias inflamáveis, falta de ventilação, e trabalhar de maneira mais segura.

Para aumentar a segurança você deve fazer uso dos EPIs, como: capacete, luvas, botas, óculos, cinto de segurança e respiradores, bem como ser treinado anualmente.

Quer ser um profissional melhor preparado e mais competitivo no mercado de trabalho? Acesse nosso site e confira a grade de cursos.

Clique aqui para fazer sua matricula agora mesmo

Conheça outros cursos que o Instituto Santa Catarina oferece as empresas e trabalhadores.

Curso NR 10 Básico e SEP
Curso NR 06 - EPIs
Curso CIPA 
Curso NR 20 – Segurança com Inflamáveis
Curso NR 33 – Espaço Confinado
Curso NR 35 – Trabalho em Altura
Curso NR 12 – Maquinas e Equipamentos
Curso de Operador de Caldeiras
Curso de Primeiros Socorros
Curso Básico de Combate a Incêndio
Curso de Operador de Ponte Rolante
Curso de Manuseio de Produtos Químicos
OUTROS...

INSTITUTO SANTA CATARINA
Fone:(47) 3046 0045 / (47) 3046 0145
www.institutosc.com.br
Email: isc@institutosc.com.br
Skype: institutosc