Saiba mais sobre a NR-13 Caldeiras e Vasos de Pressão

Caldeiras - NR 13A NR-13 determina que Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, com exceção dos refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

Para atuar nessa área é necessário que o profissional seja habilitado conforme exigência da norma. Considera-se "Profissional Habilitado" aquele que tem competência legal para o exercício da profissão de engenheiro nas atividades referentes a projeto de construção, acompanhamento operação e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras e vasos de pressão, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no País.

A NR-13 assim como as demais foi desenvolvida para estipular as condições necessárias de segurança no ambiente de trabalho, evitando assim que o profissional sofra lesões, quedas, fraturas, e até morte.

Caldeiras a vapor são equipamentos que exigem atenção, devendo ser operados somente por profissional habilitado. Sempre que houver falha, ruído estranho, ou outro comportamento fora do comum deverá ser informado aos responsáveis para que haja manutenção preventiva.

As caldeiras são divididas em três categorias:

Categoria A - são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa.

Categoria B - são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa e o volume interno é igual ou inferior a 100 litros.

Categoria C - são todas as caldeiras que não se enquadram nas categorias anteriores.

As caldeiras quando instaladas num determinado setor devem possuir em seu corpo, antes de iniciar suas atividades, uma placa de identificação afixada contendo:

  • - fabricante;
  • - ano de fabricação;
  • - pressão máxima de trabalho admissível;
  • - pressão do teste hidrostático;
  • - capacidade de produção de vapor;
  • - área da superfície de aquecimento;
  • - código de projeto e ano de edição;
  • - categoria da caldeira.

A empresa deverá contar com um livro no qual serão descritos os registros de segurança, todas as ocorrências de inspeções tendo gerado ou não acidente, inspeções periódicas, e demais ocorrências diárias.

O profissional precisa estar ciente que a segurança no ambiente de trabalho depende de pequenas atitudes realizadas diariamente.