Riscos no uso de cabos (NR10)

Risco de choque com cabos eletricosA cada 15 segundos 151 trabalhadores se acidentam. Esse é um número extremamente alarmante e é por esse motivo que existem as NR’s, para garantirem a saúde e a segurança do funcionário no ambiente de trabalho.

A NR10 é um bom exemplo disso, pois trata da segurança em serviços e instalações elétricas. No post de hoje iremos falar sobre os riscos no uso de cabos. Não se preocupe, pois não há nada de anormal em cabos de extensão que possa suscitar perigo às pessoas.

Os cabos normalmente não apresentam barulhos nem chamas, ou seja, são inofensivos. Mas, se forem mal utilizados podem causar sérios prejuízos. Portanto, é primordial que somente bons cabos sejam usados.

Já os cabos que apresentarem desgastes devem ser reparados ou descartados. Procure utilizar sempre cabos testados e aprovados por laboratórios.

Situações a serem evitadas

Quando for utilizar cabos de extensão certifique-se de que estão em perfeitas condições de uso. Evite amassar o cabo, cortar, dobrar, dar um nó ou até mesmo curvá-lo, visto que essas práticas danificam seu revestimento isolante, o que poderá causar um curto circuito, um choque elétrico e até mesmo um incêndio.
 
Os cabos normalmente possuem uma eletricidade comum de 110 volts, o que pode ser suficiente para matar uma pessoa, ainda mais se tiver tocado no cabo sem revestimento com as mãos molhadas ou suadas. Portanto, não deixe de proteger o cabo de extensão que estiver usando.

Cabos de extensão nas instalações elétricas

Para se prevenir contra acidentes relacionados aos cabos, siga os passos abaixo:
 

  • • Se o cabo demonstrar sinais de desgastes, troque-o imediatamente por um novo;
  • • Caso esteja na presença de calor, umidade ou de produtos químicos certifique-se de que o cabo é do tipo ideal para suportar as condições impostas;
  • • Pendure-o em um local onde não possa atrapalhar a passagem, tampouco apresentar riscos à saúde humana.

Além dessas dicas é importante manusear o cabo com muito cuidado para que não danifique. Após o uso guarde-o num local adequado. Como você guarda os cabos ao final do trabalho? Comente no nosso post.