Qual importância do certificado de Operador de Empilhadeira?

Indispensável no comércio e na indústria, o operador de empilhadeira é o profissional encarregado pelo correto manuseio, transporte e armazenamento de produtos dentro de uma empresa. Para isso, ele se utiliza de um veículo industrial cuja função principal é carregar e descarregar produtos em paletes.  
Mas afinal, é preciso ter certificado de operador de empilhadeira para executar essa tarefa? Entenda a seguir.

Certificado de Operador de Empilhadeira: o que diz a NR 11 e a NR 12

As normas regulamentadoras 11 e 12 estabelecem medidas que visam proteger a saúde e a integridade física dos operadores de empilhadeiras durante a realização das suas atividades laborais, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.

No entanto, somente seguir à risca as determinações das NRs 11 e 12 não é suficiente para evitar acidentes e doenças do trabalho. É preciso também que os operadores sejam treinados para lidar com novas tecnologias empregadas nas empilhadeiras. Dessa forma, eles mantêm os equipamentos em boas condições de funcionamento e ainda garantem a própria segurança e a dos colegas de trabalho.

A boa notícia é que não é preciso ter nível superior para conquistar o certificado de operador de empilhadeira. Isso porque na realidade, tal certificado é conferido por um curso de nível técnico, com duração média de 200 horas. O ISC (Instituto Santa Catarina) é um exemplo de instituição que oferece essa formação.

Para se inscrever, o candidato deve ter 18 anos completos e carteira nacional de habilitação.

Vantagens do certificado de Operador de Empilhadeira

Além de prevenir acidentes, o treinamento de operador de empilhadeira também oferece benefícios adicionais para as empresas, tais como:

  • • Correto manuseio das máquinas, o que aumenta consideravelmente a vida útil desses equipamentos;
  • • Melhor produtividade;
  • • Redução de processos trabalhistas e pagamento de multas decorrentes de acidentes trabalhistas.

Agora que você já sabe qual é a importância do certificado de operador de empilhadeira, que tal aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre saúde e segurança do trabalho? Clique aqui e conheça quais riscos ergonômicos estão presentes nas empresas!