As empresas têm um grande desafio pela frente quando o assunto é Segurança do Trabalho. Como manter a produtividade em crescimento ao mesmo tempo em que é preciso minimizar os riscos e tornar o ambiente mais seguro? Uma das ferramentas é o Diálogo Diário de Segurança (DDS). Continue lendo e saiba mais.

As empresas são diferentes entre si esse aspecto exige medidas distintas de segurança, ou seja, os cuidados necessários numa montadora de veículos serão diferentes de um shopping ou de um porto, por exemplo. No entanto, o principal objetivo é reduzir acidentes de trabalho.

O que é DDS?

A sigla DDS significa Diálogo Diário de Segurança. Ele é necessário em empresas que apresentem riscos de acidentes. Durante essa conversa, que pode durar entre 10-15 minutos, todos os envolvidos têm a oportunidade de expor sua percepção sobre o ambiente.

É também nesse momento que são passadas orientações sobre prevenção de acidentes, uso correto de equipamentos de segurança, discutir a causa de acidentes anteriores e evitar que aconteçam novamente.

Como funciona o DDS?

Esse diálogo é organizado geralmente por profissionais da área de Segurança do Trabalho. Membros da CIPA, Técnico em Segurança do Trabalho, ou ainda qualquer pessoa que tenha capacidade de falar sobre o tema como supervisores, gerentes, ou indivíduos especialistas na área em questão.

Como realizar o DDS na sua empresa?

Para iniciar o Diálogo Diário de Segurança é necessário reunir os trabalhadores diariamente e iniciar a discussão sobre os temas propostos previamente. Importância do uso de equipamentos de segurança, cumprimento das Normas Regulamentadoras, cumprir metas x evitar acidentes, e outros temas que possam surgir no decorrer da reunião.

Quais os benefícios do DDS?

  • • Comprometimento dos trabalhadores em relação a SST
  • • Melhor integração entre os trabalhadores
  • • Conscientização quanto a cultura de segurança
  • • Cumprimento das exigências das NRs
  • • Aumento da produtividade

Apesar de o DDS não constar em nenhuma Norma Regulamentadora as NRs 1 e 9 determinam que os trabalhadores recebam orientações quanto aos riscos inerentes à sua função. Ou seja, devem ser informados sobre todas as situações em que podem ocorrer acidentes.

Mesmo que muitos profissionais não queiram parar suas atividades para participar do DDS, como é o caso da Ginástica Laboral, é preciso deixar claro sua importância para a melhora da qualidade de vida.

Você já participou de algum DDS? Quais os temas mais abordados? Percebe sua importância? Deixe um comentário ao final desse artigo.