O que é PCMSO e qual sua importância para a empresa?

Regulamentado pela NR 7, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) tem como principal objetivo identificar os impactos das atividades laborais exercidas por um determinado funcionário em sua saúde. Para tal, o programa utiliza dados coletados em uma série de exames clínicos e complementares. Eles permitem diagnosticar, prevenir e monitorar doenças ocupacionais.

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 7, o programa é obrigatório e se aplica a todos os empregadores e instituições que possuam colaboradores admitidos como empregados. A seguir você confere mais detalhes sobre o PCMSO e qual é a sua importância para as empresas!

Como funciona o PCMSO?

Conforme mencionamos anteriormente, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional tem caráter preventivo, de monitoramento e de diagnóstico precoce de doenças relacionadas ao trabalho. Ele garante mais qualidade de vida aos trabalhadores, na medida em que ajuda as empresas a criarem ambientes de trabalho mais seguros para eles.

Para isso, o programa inclui alguns exames obrigatórios que devem ser realizados pelos colaboradores, como por exemplo:

  • Exames admissionais;
  • Exames periódicos;
  • Exames demissionais;
  • Exames de mudança de função;
  • Exames de retorno ao trabalho.

Os exames podem variar conforme a função e o risco oferecido pela atividade. Dessa forma, além de exames clínicos, o trabalhador pode se submeter também a exames complementares. Integram a lista exames laboratoriais, de imagens, audiometrias entre vários outros.

Qual é a importância do PCMSO para as empresas?

Agora que você já sabe como é feito o PCMSO, é hora de conhecer a sua importância para as empresas. Continue conosco e confira as principais vantagens do programa!

Redução de custos

Por ser uma obrigação legal, a não implantação do Programa Médico de Saúde Ocupacional pode gerar multas. Estas, por sua vez, estão previstas na NR 28 e levam em conta o número de funcionários da empresa.

Além disso, um funcionário acometido por uma doença considerada profissional sem a comprovação do atestado de saúde de quando iniciou suas atividades na empresa, pode acionar a mesma na justiça e obter indenizações.

Mais produtividade

Com a implementação do PCMSO, os colaboradores também trabalham mais motivados. Até mesmo porque eles passam a sentir que são prioridade para a empresa, já que esta se preocupa com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores. Consequentemente, a empresa passa a produzir mais e melhora seus resultados.

Complemente a sua leitura com nosso artigo “PCMSO: o que é? Quais são os exames obrigatórios?”. Além disso, continue acompanhando o nosso blog e siga as nossas redes sociais para receber as últimas notícias sobre Segurança do Trabalho.