Qual a importância do ambiente bem iluminado nas empresas?

Iluminacao ambienteDe acordo com estudos realizados com trabalhadores de diversas empresas é possível comprovar que um ambiente bem iluminado tem influência direta sobre a produtividade dos trabalhadores. Por outro lado, em ambientes mal iluminados a tendência é o trabalhador sentir-se desanimado e seu rendimento menor.

Um ambiente bem iluminado, além de trazer conforto ao trabalhador contribui para a diminuição dos riscos de trabalho, como acidentes, quedas e lesões. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina a quantidade mínima de iluminação para os diversos ambientes e tipos de atividades. Seguir essas orientações proporciona um ambiente mais saudável.

A má iluminação não compromete diretamente a visão porém afeta fisicamente o trabalhador. Ele pode sofrer de cansaço, irritação e ressecamento dos olhos. É importante lembrar que ambientes com alta ou baixa intensidade de luz ambos podem prejudicar a rotina no ambiente de trabalho.

O corpo humano está preparado para trabalhar de acordo com a luz natural. Se for possível à empresa usufruir da maior quantidade possível será benéfico à saúde de seus colaboradores. 

A iluminação é um fator determinante para a Ergonomia, tanto que a NR 17 estabelece algumas exigências tais como:

  • - Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade;
  • - A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa;
  • - A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

A NR 17 exige que sejam observados os níveis de luz que incidem em uma superfície. O Ministério do Trabalho por sua vez fiscaliza cada ambiente da empresa e a luminância de acordo com as atividades realizadas. Deve-se respeitar a diferença entre ambientes como linha de produção, escritório, câmera fria, depósito, e outros que exigem análises distintas.

A iluminação inadequada pode prejudicar a saúde do trabalhador e a realização de suas tarefas. Para evitar desconforto, acidentes, e até multas é necessário que a empresa esteja atenta às exigências do Ministério do Trabalho.