Qual a importância de usar Protetor Auricular?

O trabalhador está sujeito a diversos riscos no decorrer de suas atividades. As mais perigosas podem levar a morte. Com o objetivo de diminuir o número de acidentes o Ministério do Trabalho exige que empresas e empregados conheçam as NRs. Ou seja, saiba a importância do Protetor Auricular por exemplo.

As Normas Regulamentadoras determinam as melhores condições de trabalho e exige que o ambiente de trabalho seja configurado visando a saúde e segurança do trabalhador. Cada NR aborda um tema. A NR 06 por exemplo, orienta quanto ao uso de EPIs.

O que são EPIs?

São Equipamentos de Proteção Individual. Quando usado corretamente pode minimizar as sequelas de um acidente. Por exemplo, se um trabalhador da Construção Civil escorrega num andaime se estivesse sem colete ou cinto de segurança, poderia facilmente cair, se machucar e até morrer. O EPI não evita que escorregue mas impede que o acidente seja mais grave. Consegue compreender?

Entre os mais diversos EPIs estão luvas, botas, óculos de proteção, capacete, máscaras, filtros, cinto de segurança, cinturões e protetor auricular. Continue lendo e saiba mais.

Protetor Auricular

A função do protetor auricular é evitar possíveis danos à saúde do trabalhador. Exposição a ruídos (podendo deixá-lo surdo), entrada de partículas (causando cortes e infecções), contaminação por substâncias químicas, líquidos, etc.

Um dos acidentes mais comuns é a perda parcial da audição em casos mais graves há 100% de perda. Isso ocorre porque o indivíduo é exposto diariamente a ruídos prejudiciais como máquinas e equipamentos em operação. Essa é uma das razãos que o Técnico em Segurança precisa avaliar o ambiente e certificar que é saudável.

Quais os tipos de Protetor Auricular?

• Protetor auricular estilo 'concha' ou abafador
• Protetor auricular estilo plug de inserção

É importante lembrar que usar EPIs danificados é tão ineficiente quanto não usá-los. Por que? A partir do momento que ele perde sua função deve ser trocado. O trabalhador ao iniciar suas atividades precisa ser orientado quanto ao uso, manutenção e troca dos EPIs que recebe.

Em muitos casos o trabalhador leva algum EPI para casa o que é errado. O equipamento de proteção individual deve ser usado apenas durante o trabalho, ao terminar deve ser limpo e guardado.

O Protetor Auricular sujo, mal conservado, pode também causar danos à saúde do trabalhador. Não sabe como limpar? Como guardar? Veio com defeito? Procure seu supervisor e peça orientações.