
Audiometria é um exame que avalia a audição do trabalhador exposto ao ruído no ambiente de trabalho. Diversas funções se encaixam nessa categoria. Por isso é necessário que o exame seja feito regularmente.
Esse exame verifica possíveis alterações auditivas e a partir do diagnóstico podem ser adotadas medidas para minimizar o risco e evitar que outros trabalhadores venham a sofrer da mesma forma.
Tipos de Audiometria
Audiometria vocal - é aquela em que o especialista fala algumas palavras e o paciente deve repeti-las da forma como ouviu. Ao final do exame é determinado o nível de audição e se houve alguma alteração devido aos ruídos do ambiente de trabalho.
Audiometria tonal - é aquela em que o paciente coloca fones de ouvido e responde a estímulos sonoros que são realizados pelo fonoaudiólogo. Sempre que ouvir algum som deverá levantar a mão correspondente ao ouvido.
Audiometria ocupacional - é aquela que avalia a audição do trabalhador devido sua função principalmente se ele está exposto diariamente a ruídos. Pelo exame é possível verificar se houve perda auditiva e definir medidas preventivas.
Lugares sujeitos a ruídos
- - telemarketing, atendimento ao cliente, 0800;
- - construção civil;
- - reforma/construção de estradas;
- - linha de produção (carros, abate de animais, empacotamento, etc.);
- - aeroportos; entre outros.
Quando precisa ser feito
- - na admissão do funcionário;
- - seis meses após sua contratação;
- - anualmente;
- - na demissão.
É importante que além do exame regular o próprio trabalhador verifique se está sentindo mudanças na sua audição ou dificuldade para ouvir. Caso sim deverá informar à empresa. Todos os exames devem ser registrados pelo PCMSO.