Qual a importância de elaborar o PPRA?

O PPRA (Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais) é um programa que tem por objetivo promover ações que garantam a saúde e integridade física dos trabalhadores. Ele estuda possíveis riscos e verifica de quais maneiras a empresa pode diminuir o número de acidentes.

Todas as empresas que admitam empregados de acordo com a CLT são obrigadas a elaborar e implementar o PPRA. Independente do número de funcionários a empresa precisa adotar medidas de prevenção que visem a segurança do trabalhador.

É importante lembrar que o PPRA deve ser elaborado de acordo com cada empresa, sendo assim, as informações coletadas e planos de ação de uma loja de roupas será diferente de uma confeitaria, de um açougue, ou mesmo de uma linha de produção.

De acordo com a Legislação são considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos. Por isso é importante que esse programa de prevenção investigue cada setor, localize possíveis riscos e crie uma consciência de segurança entre os trabalhadores.

Agentes físicos - são aqueles que abrangem ruídos, vibrações, mudança brusca de temperatura, radiações, pressões, entre outros.

Agentes químicos - são considerados agentes químicos poeiras, névoas, neblinas, gases, vapores, etc.

Agentes biológicos - entre os agentes biológicos estão os fungos, genes, bactérias, bacilos, entre outos.

Qualidade de vida no trabalho

A partir do momento que a empresa identifica riscos à saúde e torna o ambiente mais seguro o trabalhador se sente mais confiante e tranquilo para realizar suas atividades pois sabe que não corre riscos.

Passamos grande parte do dia na empresa sendo assim é importante que o ambiente ofereça qualidade de vida, estrutura adequada para o trabalho e que não sejam medidos esforços para garantir a segurança.

Melhora da produtividade 

De acordo com diversos estudos foi comprovado que numa empresa em que os trabalhadores dão sugestões, são ouvidos, e melhorias são aplicadas há um aumento significativo na produtividade. Ela está diretamente relacionada a como o funcionário se sente valorizado no ambiente de trabalho.

O PPRA traz consigo muitos pontos positivos para a empresa por isso é fundamental sua elaboração. Na sua empresa há diálogos sobre esse programa? Você participa com sugestões?

Se você trabalha na área e ainda não possui certificado ou quer ampliar seus conhecimentos, entre em contato com a equipe do ISC e escolha um de nossos cursos. Quanto maior o aprendizado, experiência, menores serão os riscos de acidentes.