Qual a importância da saúde mental no trabalho?

10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Esse marco visa chamar atenção da sociedade para a questão da saúde mental global e identificá-la nos mais variados ambientes, inclusive nas empresas. Mas qual sua importância no ambiente de trabalho?

De acordo com a ONU (Organização da Nações Unidas) há vários fatores de risco para a saúde mental do trabalhador entre eles assédio, bullying, excesso de trabalho, jornada inflexível e ameaça de desemprego.

Outros fatores que podem afetar a Saúde Mental

  • - organização do trabalho;
  • - submissão a chefias autoritárias;
  • - falta de comunicação entre colaboradores;
  • - exigências crescente por produtividade;
  • - pressões desnecessárias;
  • - aumento do ritmo de trabalho.

As empresas, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), devem adotar medidas que visem o bem-estar do empregado e que inclua prevenção, identificação precoce, apoio e reabilitação.

Saúde Mental como TABU

Em muitas empresas esse assunto ainda é TABU como o alcoolismo ou uso de drogas entre os empregados. Porém, é necessário quebrar essa barreira e trazer o assunto à mesa para discussão.

Um exemplo simples do que é aceito pela sociedade é faltar ao trabalho devido intoxição alimentar tudo bem, mas se o motivo for stress, crise de ansiedade ou síndrome do pânico não são razões plausíveis que justificam ausência.

O que as empresas estão fazendo?

Mesmo sendo TABU para alguns empregadores muitas empresas já investem em programas ou medidas que visam a qualidade de vida e promoção da saúde mental de seus funcionários. Seja ginástica laboral, pausas específicas, confraternizações, dinâmicas em grupo, tudo para criar um ambiente mais leve e saudável.

É possível denunciar situações de bullying seja o agressor um colega de trabalho ou superior direto. Mesmo que a vítima tenha receio é preciso expor essa situação para que outras pessoas não se tornem alvo também.

Na sua empresa há diálogos sobre o tema? Você já sofreu bullying ou passou por situações de stress? Compartilhe sua experiência.