Quais os riscos envolvidos na movimentação de materiais?

Movimentacao de materiaisA NR 11 determina as condições de segurança no Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Sendo assim, todas as atividades realizadas durante esse processo merecem atenção para evitar riscos desnecessários e acidentes que envolvam afastamento e até mortes.

A movimentação de cargas foi desenvolvida para facilitar e otimizar o trabalho, é feita com auxílio de máquinas, equipamentos e também de forma manual. Esses recursos contribuem para diminuir riscos ergonômicos, tais como movimentos repetitivos, levantamento de carga muito pesada, grande esforço físico, etc.

Para trabalhar nessa área é interessante que o indivíduo tenha feito curso e possua muita experiência já que envolve uma série de acessórios, máquinas e equipamentos que exigem atenção e habilidade. De acordo com a área em que vai atuar o indivíduo terá contato com ponte rolante, elevador de carga, guincho, ascensores, empilhadeira, ganchos, correntes, roldanas, eslinga, esticadores, etc.

Riscos envolvidos

Durante o transporte de carga há vários fatores que envolvem riscos, são eles:

  • * Imperícia (falta de habilidade ou destreza);
  • * Negligência (descuido, displicência);
  • * Imprudência (ação temerária ou incoveniente).

Ocorre imperícia quando o indivíduo vai realizar um determinado trabalho sabendo que não possui prática naquela área. Negligência por sua vez é quando há distração, quando o funcionário trabalha sem prestar atenção no que faz. Há imprudência quando o indivíduo se descuida quando não observa os procedimentos de segurança que devem ser seguidos durante a execução de suas atividades.

Fatores que aumentam risco de acidente

Quando a atitude dos funcionários envolve imperícia, negligência ou imprudência os riscos de acidentes são ainda maiores. Há situações no dia a dia que podem aumentar os acidentes, algumas delas são:

  • * prazo de entrega;
  • * necessidade de embalagens especiais;
  • * meios de transporte disponíveis;
  • * locais de embarque/desembarque;
  • * características do produto; etc.

Devido as situações de risco é importante que o profissional possua treinamento, receba orientações e faça reciclagem constantemente para manter seu conhecimento sempre atualizado.

Você atua nessa área ou conhece alguém que trabalha? Já presenciou algum tipo de acidente? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas com um comentário nesse post. Ficaremos felizes em saber sua opinião! Não se esqueça de compartilhar essa postagem nas redes sociais.