Quais as principais causas de afastamento?

Anualmente milhares de trabalhadores são afastados de suas funções e indenizados pelo INSS. Além dos acidentes de trabalho já conhecidos como quedas, lesões, fraturas e mortes as doenças ocupacionais também são registradas. Elas são responsáveis por um número considerável de afastamentos.

De acordo com o MTE, as doenças ocupacionais são “produzidas, adquiridas ou desencadeadas pelo exercício da atividade ou em função de condições especiais de trabalho”. Pela lei trabalhadores afastados por doenças ocupacionais têm os mesmos direitos que aqueles que sofreram acidentes de trabalho.

Principais causas de afastamento

LER (Lesão por esforço repetitivo)

Ocorre pela repetição de determinado movimento seja ele feito correta ou incorretamente. O trabalhador que atua no chão de fábrica no corte de frango por exemplo, precisa cuidar da postura, dos movimentos feitos com mãos/braços, dos intervalos estipulados pela Segurança do Trabalho, etc. É preciso estar sempre atento e cuidar dos sintomas logo no início.

Depressão

Nos últimos anos a depressão vem afetando cada vez mais profissionais. Ela juntamente com a ansiedade e o estresse são transtornos que precisam ser analisados caso a caso. Muitas vezes é preciso intervenção de um psicólogo e tratamento mais longo.

Problemas de coluna

Atinge trabalhadores que desempenham suas atividades em pé, sentado, ou qualquer outra posição e não esteja atento aos cuidados necessários. Podem sofrer com dores, hérnia de disco e outras sequelas. Levantar peso maior que o suportado, estar acima do peso, ser sedentário, essas são algumas das causas dos problemas de coluna.

Problemas auditivos

São várias as situações em que podem ocorrer problemas auditivos: exposição excessiva a ruídos na linha de produção, prestadores de serviço de SAC, vendas e 0800, por isso é importante que o trabalhador faça audiometria regularmente para verificar se sua audição não sofreu danos.

Frente a esse cenário faz-se necessário treinamentos, orientações, e acompanhamento mais próximo da CIPA, SESMT e todos os envolvidos na promoção da Segurança no Trabalho.

Na sua empresa são registrados muitos acidentes de trabalho? Há diálogo sobre Segurança do Trabalho? Conte-nos sua experiência e compartilhe essa matéria.