Primeiros Socorros: A importância de Possuir Conhecimento

Grande parte dos acidentes pode ser evitada se tomarmos pequenos cuidados no dia a dia, porém em muitas situações isso é inevitável. Sendo assim, é necessário que as pessoas tenham conhecimento acerca dos primeiros socorros, seja para situações no ambiente de trabalho, no trânsito, ou até mesmo em casa.

Primeiros socorros são considerados procedimentos de emergência, os quais devem ser realizados quando há vítimas de acidentes, verificando sempre o estado em que a vítima se encontra e cuidando para mantê-la consciente.

Podem ocorrer diversos acidentes os quais necessitam de primeiros socorros, são eles:

- choque elétrico;
- enfarte e parada cardiorrespiratória;
- envenenamento;
- picada de cobra;
- corpos estranhos e asfixia;
- queimaduras;
- sangramentos;
- transporte de vítimas;
- fraturas, luxações e contusões;
- acidentes de trânsito.

É importante que as pessoas tenham conhecimento acerca desse atendimento, isso pode salvar muitas vidas. Diante de uma situação como essa é necessário manter a calma, verificar a posição da pessoa atingida, e o mais importante, agir de forma a não agravar ainda mais as lesões.

Algumas atitudes devem ser tomadas nessas situações:

1) A calma, o bom-senso e o discernimento são elementos primordiais neste tipo de atendimento.

2) Agir rapidamente, porém respeitando os seus limites e o dos outros.

3) Transmitir à(s) vítima(s), tranquilidade, alívio, confiança e segurança, e quando estiverem conscientes informar-lhes que o atendimento especializado está a caminho.

4) Utilize-se de conhecimentos básicos de primeiros socorros, improvisando se necessário.

5) Nunca tome atitudes das quais não tem conhecimento, no intuito de ajudar, apenas auxilie dentro de sua capacidade.

Outra questão importante é não omitir socorro, no caso de não saber como agir, sempre pedir auxílio a quem possui mais conhecimento, além de ligar para emergência. Todas as pessoas deveriam se preocupar em aprender sobre primeiros socorros, além de minimizar os riscos de acidentes, pode-se reduzir as mortes por falta de socorro.

O ISC tem como objetivo a Segurança do Trabalho, isso abrange a segurança das pessoas em qualquer ambiente em que elas estejam. Oferecemos em nossa grade o curso de Primeiros Socorros, além de muitos outros. Acesse nosso site e obtenha mais informações.