Porque investir em campanhas de Segurança do Trabalho?

É comum na maioria das empresas o funcionário ser contratado, receber orientações iniciais, uniforme e já começar suas atividades. Porém Segurança do Trabalho é algo contínuo e deve fazer parte da rotina do trabalhador. Para isso as empresas devem investir em campanhas de Segurança do Trabalho.

É importante o uso de EPI's, sinalização, diálogos sobre segurança, no entanto com a pressão diária essas práticas são deixadas de lado ou mesmo esquecidas. As campanhas de Segurança do Trabalho servem para manter vivo o pensamento de atenção, cuidado e responsabilidade diária.

Essas campanhas podem ser organizadas pelos membros da CIPA com o apoio da gerência. 

Quais ações realizar?

  • - Criação de banners para serem distribuídos pela empresa;
  • - Criação de caixa de sugestões, dúvidas e opinião;
  • - Reuniões periódicas para ouvir os funcionários;
  • - Checagem periódica do uso de EPI's;
  • - Análise mais detalhada dos acidentes que já ocorreram;
  • - Sensibilizar os trabalhadores sobre a importância de cuidar-se.

De acordo com diversos estudos quanto mais as empresas investem em campanhas de Segurança do Trabalho, mais conscientes serão os profissionais e menor o número de ocorrência de acidentes.

Algumas campanhas podem ser feitas específicas por setor como chão de fábrica, escritório, câmera fria, cada um desses lugares apresenta riscos distintos e precisam ser vistos de forma isolada em determinados aspectos.

Importante lembrar que a CIPA tem papel importante na realização dessas campanhas. Assim como levantar informações e repassá-las à empresa para que sejam feitas alterações sempre que necessário.

A empresa pode providenciar placas de sinalização, banners, avisos no mural, e outras formas de garantir a saúde e segurança do trabalhador.

Para mais informações sobre os cursos da CIPA, EPI's, entre outros acesse nossa página inicial e solicite mais detalhes. Nosso atendimento é feito por telefone, e-mail e 0800.