Por que fazer o curso de CIPA?

Porque fazer o curso de cipaA CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma comissão formada por funcionários que tem entre suas funções analisar o ambiente de trabalho e os possíveis riscos de acidentes e assim definir medidas para combater e minimizar os perigos oferecidos por cada cada setor.

Além dos acidentes que normalmente ocorrem, é possível evitar doenças laborais tais como aquelas decorrentes de atividades repetitivas, má postura, exposição a elementos químicos, entre outros.

É importante que no ambiente organizacional sejam criados programas de segurança e estes sejam transmitidos aos colaboradores, não há eficácia se as medidas não forem absorvidas e tratadas como rotina, tais como o uso de EPIs, sinalização de área, kit de primeiros socorros, e outras formas de segurança.

Conforme o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) a CIPA é obrigatória em empresas que admitam mais de 20 funcionários em seu quadro, sendo assim, é importante que a organização estimule os funcionários a participarem desempenhando seu trabalho com segurança, além de contribuir com ideias, para que os programas implantados melhorem com o passar do tempo.

O profissional que faz o curso de CIPA terá acesso a diversas informações, entre elas:

- como estudar o ambiente, as condições de trabalho e os riscos decorrentes de cada atividade;
- como analisar os diversos acidentes verificando o que pode ser feito para evitá-los;
- noções sobre AIDS e formas de prevenção;
- legislação trabalhista relativa à segurança e saúde no trabalho;
- como organizar a CIPA e suas atribuições; e
- higiene no trabalho e medidas de controle de riscos.

Dessa forma percebemos o quanto é importante que os trabalhadores sejam capacitados e façam o curso de CIPA, esses funcionários em especial poderão contribuir de maneira mais assertiva para um ambiente mais seguro e livre de riscos.

Quando somente a empresa estimula a segurança é possível que os funcionários vejam essa realidade distante, no entanto quando há participação de todos, quando a empresa mostra para o funcionário que ele faz parte e que será melhor não somente para a empresa mas para os próprios funcionários, eles se sentem mais comprometidos e tendem a ajudar.

O ISC oferece o curso de CIPA e muitos outros. Invista na Segurança do Trabalho em sua empresa, entre em contato conosco e solicite mais informações.