Por que cuidar do clima organizacional é importante?

Grande parte das pessoas passa a maior parte do tempo no ambiente de trabalho. Muitas delas têm mais contato com os colegas de profissão do que com a própria família. Esse é um dos motivos pelos quais é importante cuidar do clima organizacional.

O clima organizacional reflete diretamente no comportamento das pessoas. Quando o trabalhador sente que é importante, valorizado, que faz diferença e que é parte necessária na organização isso muda sua percepção e traz satisfação.

O que é Clima Organizacional?

É a percepção que os funcionários têm da empresa onde trabalham. Eles levam em conta aspectos como colegas, lideranças, estrutura física, processos, práticas, políticas, salários, benefícios e oportunidades de crescimento/desenvolvimento.

Há empresas que oferecem oportunidades mas os salários são baixos, outras em que os salários são razoáveis mas não oferecem benefícios, outras ainda não oferecem qualquer benefício e isso contribui para o descontentamento dos funcionários.

Esse é um dos motivos pelos quais a Pesquisa Organizacional é tão importante.

Por que fazer Pesquisa Organizacional?

Devido à pressão, correria e prazos do dia a dia muitas empresas negligenciam essa prática e acabam deixando-a de lado. No entanto, é uma ferramenta importante na qual o empregador pode medir o grau de satisfação de seus colaboradores. Ao ouvir críticas e sugestões é possível determinar ações e fazer mudanças.

De acordo com pesquisas realizadas em diversas empresas foi possível perceber que o clima organizacional influencia diretamente o desempenho dos colaboradores. Quando há notícias sobre fusão, venda, corte de funcionários, ou qualquer outra que possa mudar a estrutura e/ou rotina do trabalho o ambiente muda para um clima de insegurança.

Há questionamentos não respondidos, sussurros nos corredores, desconfiança, uma certa apatia e no decorrer dos dias a produtividade diminui. Essa é uma das razões pelas quais as empresam precisam conhecer seus funcionários e saber o grau de satisfação.

Na sua empresa há diálogo sobre o assunto? Está satisfeito na empresa em que trabalha? Você já respondeu alguma pesquisa nesse sentido? Compartilhe sua experiência!