O que são doenças ocupacionais e como preveni-las?

Doenças ocupacionais são aquelas decorrentes do exercício da atividade profissional ou das condições de trabalho. O trabalhador que desenvolve doença ocupacional possui os mesmos direitos de alguém que sofreu acidente de trabalho.

Em muitas empresas ainda é difícil esse diálogo sobre doenças ocupacionais uma vez que elas 

O registro na CAT dessas doenças ocupacionais ainda é bem difícil uma vez que muitas doenças/sintomas não visíveis como quando ocorre um acidente. Quando um profissional desenvolve um quadro de depressão é mais difícil ser diagnosticado do que um outro profissional que sofreu uma queda e fraturou a perna por exemplo.

Há doenças ocupacionais mais comuns como a LER (lesão por esforço repetitivo) e a Dort (distúrbios osteo musculares relacionados ao trabalho) que abrangem tendinites, tenossinovites, lesões de ombro, etc.

Principais causas

- postura incorreta;
- movimentos repetitivos;
- ausência de pausa e descanso;
- jornadas excessivas;
- local de trabalho inadequado (mesas, cadeiras, máquinas, etc.);
- preparo físico insuficiente; etc.

Sintomas mais comuns

- inchaço local;
- cansaço excessivo;
- formigamento mãos/pés;
- dor localizada;
- perda dos movimentos; etc.

É importante que a CIPA junto com o técnico de Segurança do Trabalho verifique constantemente os postos de trabalho, as doenças ocupacionais mais comuns em cada um deles e sugerir/implementar medidas de prevenção. Muitas vezes o trabalhador se sente desconfortável mas não imagina que é decorrente do trabalho.

Outra questão importante é que as empresas criem o hábito de registrar todas as doenças ocupacionais mesmo que não gerem afastamento. Além de melhorar a qualidade dos dados apresentados pelo INSS ela poderá adotar mais medidas de segurança.

Na empresa em que trabalha há diálogos sobre Doenças Ocupacionais? Você já precisou de atestado ou se afastar devido alguma dor? Compartilhe sua experiência.