Direção Defensiva - O que são Condições Adversas?

Direcao Defensiva, Condicoes AdversasDireção defensiva é buscar dirigir de forma consciente, evitando acidentes no trânsito garantindo assim a própria segurança e dos demais motoristas apesar das condições adversas.

Quanto mais a economia se desenvolve, as cidades crescem, maior é o número de carros pelas ruas. As pessoas sentem necessidade de ser independentes, de chegar rápido ao trabalho, e assim as estatísticas indicam que em algumas delas há quase tantos carros quanto pessoas o que dificulta e muito o tráfego, contribuindo para a ocorrência de acidentes.

O principal objetivo da Direção Defensiva é tentar dirigir sem cometer falhas, tais como: infrações, abuso de veículo, atraso nos horários, falta de cortesia, etc.

No entanto, a segurança no trânsito depende de uma série de fatores, entre eles as condições adversas que podem prejudicar o desempenho do motorista diminuindo sua capacidade de reação e causar acidentes. Elas podem aparecer juntas ou isoladas e é necessário que o condutor esteja atento.

Condições Adversas

Luz - A luz é um fator que pode gerar interferência no desempenho do motorista, seja ela natural ou artificial. Seu excesso pode ofuscar os olhos e sua ausência pode diminuir a visibilidade, podendo ocorrer acidente nas duas situações. Ex: farol alto do veículo em sentido contrário.

Tempo - As condições climáticas são fatores que alteram o desempenho do condutor, como a chuva, vento, granizo, neve, neblina, e mesmo as altas temperaturas contribuem para diminuir sua capacidade de resposta.

Veículo - Seja no dia a dia ou saindo de férias é importante que as condições do veículo sejam verificadas, para que ele se torne mais seguro. Antes de pegar a estrada alguns itens merecem manutenção como pneus, limpadores, freios, lâmpadas, espelhos, buzina, cinto e segurança, etc. Com o veículo em ordem é possível ter maior segurança em viajar.

Condutor - É importante que o motorista antes de dirigir avalie sua real condição e verifique se há como conduzir ou não o veículo, situações em que há cansaço, sono, bebida alcóolica, podem terminar em graves acidentes.

Para dirigir é preciso estar atento à estrada, aos outros motoristas, ao próprio veículo, aos passageiros, ao tempo, enfim, é necessário atenção às condições adversas para um trânsito mais seguro e livre de acidentes.