O que é NR11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais?

Você sabe do que se trata a NR 11? Esta norma estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, ao armazenamento e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, objetivando a prevenção de infortúnios laborais.

A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 182 e 183 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Neste artigo vamos trazer mais informações sobre do que se trata a NR 11 e suas principais características. Boa leitura!

 

Do que se trata a NR 11?

Com a modernização da tecnologia, é normal que diversas atividades deixem de ser realizadas de forma manual e passem a contar com o auxílio de máquinas e equipamentos.

No setor de cargas, devido a essa mudança, o número de acidentes cresceu de forma significativa.

Para diminuir esse número foi criada a NR 11, a qual determina as diretrizes que garantem a integridade e segurança dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho.

Em outras palavras, a NR 11 promove o aumento do sistema de segurança do trabalho nas operações que envolvem a movimentação, transporte e armazenamento de cargas.

 

Requisitos de segurança exigidos pela NR11

Para atender às exigências de segurança as empresas devem:

  • garantir o uso dos EPIs adequados;

  • assegurar a qualidade dos equipamentos;

  • isolar devidamente as áreas;

  • ter planos de evacuação e combate à incêndios;

  • garantir a capacitação dos profissionais.

Além disso, os equipamentos necessários para a movimentação de materiais deverão ser construídos de acordo com a NR 11 de forma a garantir a segurança do usuário. Esses equipamentos podem ser considerados aqueles a motor ou elétricos, movidos por rodas.

Outro dado importante é com relação a carga, cada um tem sua própria capacidade, a qual deve ser de conhecimentos de todos os funcionários. Caso o peso não seja respeitado pode ocasionar acidentes, como quedas, lesões e até mortes.

Aqueles usados para movimentação em galpões, por exemplo, deverão ter um sistema de advertência (como buzina), para que ao transitar movimentando materiais seja possível avisar aos demais trabalhadores para que tenham cuidado, evitando atropelamentos.

Outra questão de segurança é com relação à manutenção, todos esses equipamentos deverão passar por manutenções constantes, sempre que houver peças com desgaste, ou com defeito, elas sejam trocadas o mais rápido possível.

 

Considerando a inspeção dos equipamentos na movimentação de cargas 

inspecção nr11

Alguns pontos precisam ser verificados, tais como:

  • sensor de sobrecarga;

  • freios;

  • ganchos com travas;

  • dispositivos que evitam que a carga entre em contato com o equipamento.

O uso dessas máquinas em locais fechados pode ocasionar grande concentração de gases nocivos à saúde, sendo assim, elas só são permitidas desde que sejam providas de dispositivos neutralizadores adequados.

É importante que as empresas invistam em treinamentos para seus funcionários, de forma que eles saibam como operar adequadamente as máquinas, realizar manutenções e evitar assim que ocorram acidentes.

O ISC está com uma plataforma de cursos no ar. Melhore seu currículo escolhendo o que melhor se adequa às suas necessidades.

Entre em contato através de nosso site, chat ou pelo 0800. Teremos imenso prazer em atendê-lo.

 

Conclusão

Bom, agora que você sabe do que se trata a NR 11, é hora de se capacitar para executar as atividades do setor de acordo com as exigências na norma.