O que é NR 10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade

O que e NR 10Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

A NR 10 é uma norma a qual tem por objetivo regular todas as atividades que envolvam eletricidade, assim como os riscos que possam ocorrer durante esse trabalho. Como toda NR ela tem o objetivo principal de zelar pela segurança e integridade dos trabalhadores enquanto na execução de seu trabalho.

Onde há eletricidade, é possível que ocorram acidentes no que diz respeito a presença de umidade, fios desencapados, ferramentas em locais inadequados, quedas, e muitos outros, levando ao afastamento e até morte de trabalhadores.

A empresa tem obrigação de fornecer equipamentos de proteção para todos os funcionários, sempre que estes iniciarem seu trabalhos, tais equipamentos devem estar em perfeitas condições e serem aprovados pelo INMETRO. A empresa deverá ainda fornecer treinamentos a seus funcionários, de maneira que todos possam ter conhecimento sobre os riscos possíveis de acontecer ao trabalhar com eletricidade. Deverá também simular situações de riscos para mensurar a preparação dos funcionários frente a esses riscos.

Em cada trabalho ou obra que será executada, a empresa deve tomar o cuidado de realizar uma análise prévia do ambiente, de forma a garantir segurança e evitar contratempos. Durante a obra são necessárias algumas medidas de controle de risco elétrico, são elas:

  • - medidas de proteção coletiva;
  • - medidas de proteção individual;
  • - procedimentos de trabalho.

As diretrizes da NR 10 devem estar de acordo e caminhar junto com a política da empresa, de forma que esses procedimentos se tornem hábito e cada vez mais fáceis de serem seguidos pelos funcionários.

É fato que quanto maior o cuidado, medidas de segurança e treinamentos, menor será a ocorrência de acidentes. Sendo assim, a empresa deverá adotar um sistema de acompanhamento das atividades que geram maiores acidentes, quais funcionários estão mais suscetíveis a acidentes, e com base nessas informações, adotar formas de controle.

Entre seus vários cursos, o ISC oferece também a NR 10, o qual pode ser feito de forma In Company e à distância. Sendo assim, atende de maneira ampla todos os profissionais. Se você é empresa ou trabalhador e tem necessidade de certificação, entre em contato conosco e solicite mais informações.