O que é Mapa de risco e sua importância

o que e mapa de risco - instituto scCada ambiente da empresa apresenta diferentes riscos de acidentes. Por isso é necessário que os responsáveis pela Segurança do Trabalho realizem um estudo e verificação em todas as áreas, além de sinalizá-las de acordo com o grau de risco.

O mapa de risco é justamente uma forma gráfica que mostra aos funcionários de maneira visual os riscos de acidentes que podem ocorrer nos diferentes espaços dentro da empresa. Os acidentes de trabalho podem ocorrer devido ao uso de máquinas e equipamentos, disposição de móveis, metodologia do trabalho, postura (o que envolve maneira de sentar, carregar caixas, manusear equipamentos, etc), jornada de trabalho, turno, ausência de treinamentos, e outros fatores.

O Mapa de risco tem como objetivo unir informações acerca dos acidentes mais recorrentes, máquinas responsáveis por causar mais danos aos funcionários, descobrir quais áreas precisam de maior atenção, além de contar com o interesse e participação dos colaboradores. Essa troca de informações é de fundamental importância para o desenvolvimento e implantação de medidas de segurança no ambiente corporativo.

Ele serve ainda para conscientizar e informar de maneira visual e mais prática possível aos funcionários os riscos existentes, para que estejam preparados e saibam quais medidas deverão ser adotadas em cada departamento.

Conforme definido pela NR 5, a elaboração do Mapa de risco é de responsabilidade da CIPA e pode contar com a participação do SESMT (na empresa onde houver). Quando não houver CIPA ou SESMT, o empregador poderá contratar o serviço de um profissional especializado ou consultoria em Segurança do Trabalho.

Os colaboradores estão sujeitos a diversos riscos ambientais, os quais são agrupados em cinco grupos: agentes químicos, agentes físicos, agentes ergonômicos, agentes biológicos e agentes de acidentes.

A aplicação do Mapa de Risco se estende a todas as empresas, independente de seu tamanho, quantidade de funcionários ou segmento. É necessário que os mapas estejam afixados em locais visíveis e que sejam de fácil compreensão para os funcionários. Importante também, é que a empresa treine seus funcionários, para que eles saibam as informações que são passadas no Mapa de Risco.

Se sua empresa ainda não possui Mapa de Risco, entre em contato com o ISC e saiba mais informações sobre Segurança do Trabalho. Nossa grade possui diversos cursos, os quais poderão auxiliar sua empresa a minimizar os riscos de acidentes. Entre em contato e saiba mais informações.