NR11 Cuidados ao trabalhar com pontes rolantes

Cuidados ao trabalhar com pontes rolantesO curso de NR11 - Segurança na Operação de Pontes Rolantes tem como objetivo determinar as condições de segurança necessárias para garantir a integridade física do trabalhador. Essas atividades envolvem manutenção, inspeções diárias, elevação de cargas, movimentação de cargas, e medidas rápidas quando ocorrer emergências e incêndios.

São inúmeros os riscos para quem trabalha em atividades que envolvam pontes rolantes, sendo assim é necessário que o operador tenha conhecimento técnico, assim como formação na área. Além de formação, ele deverá cumprir todas as normas de segurança exigidas pela NR11 e também pela empresa para a qual trabalha.

Como em qualquer atividade antes do início do trabalho o operador deverá realizar uma vistoria nos equipamentos e também em seu local de trabalho. Caso seja verificada alguma anomalia esta deverá ser repassada para a gerência da empresa.

Outro ponto importante é com relação ao uso de equipamentos de proteção individual, eles devem ser utilizados todos os dias, de maneira a garantir maior segurança e integridade física. Sempre lembrando que essa é uma das muitas medidas de segurança que podem ser usadas para minimizar o risco de acidentes.

Conforme NR11 os funcionários que trabalham especificamente com pontes rolantes devem usar crachás de identificação em local visível, de forma que somente eles tenham acesso a essas áreas da empresa. A desenergização dos equipamentos é imprescindível no momento de manutenção, sendo que essa deve ser feita também por profissionais habilitados e autorizados.

É preciso ter cuidado também ao elevar cargas, elas não podem passar por cima das pessoas que estejam no local, e também deve-se cuidar com tubulações de água, gás ou elétricas. Caso haja queda de materiais de forma acidental pode resultar em vítimas com lesões graves que deverão ser socorridas imediatamente.  

Outro cuidado que o operador deve ter é com relação a distância mínima das pontes rolantes, que deverá ser de 2 metros. Ele também não deverá ficar com pés ou mãos embaixo da carga.

Durante toda a operação é necessário o maior cuidado por parte de todos os envolvidos, sendo que os equipamentos devem ser desligados após terminado o trabalho. As pontes rolantes não devem ser usadas para transporte de pessoas, somente de materiais.

O curso de NR11 orienta os trabalhadores acerca dessas e outras informações para um trabalho seguro na operação de pontes rolantes. Se seus funcionários não possuem formação técnica entre em contato conosco e solicite mais informações. E você profissional que tem interesse numa certificação oferecemos o curso presencial e a distância, escolha o que melhor se adéqua às suas necessidades.