NR10 como evitar acidentes de origem elétrica

Como evitar choques eletricosO ambiente de trabalho oferece diversos riscos ao trabalhador, sendo que algumas funções ou setores da empresa são mais propícios a acidentes que outros. Essa situação exige que o trabalhador tenha conhecimento técnico sobre a atividade que vai desempenhar, assim como conhecer máquinas e equipamentos com os quais irá trabalhar.

A organização precisa estar atenta e sempre que possível oferecer treinamento à sua equipe. Se houver mudanças nas leis trabalhistas, nas Normas Regulamentadoras, ou processos dentro da própria empresa. Manter profissionais atualizados garante a realização de um bom trabalho, assim como redução de custos a longo prazo.

Em trabalhos que envolvem eletricidade, assim como outras funções, há riscos de quedas, lesões, e até mortes, por isso é tão necessária a formação no curso de NR10. O curso em si fornece informações técnicas sobre como evitar imprudência, negligência e imperícia.

Imprudência

É agir sem refletir, de forma precipitada, sem considerar todos os fatores envolvidos. Entre as situações de imprudência estão: não utilizar EPI's (equipamentos de proteção individual), ficar muito próximo de condutores energizados sem nenhuma proteção, etc.

Negligência

Mesmo conhecendo o risco, o funcionário opta por demorar em tomar uma atitude, como avisar seu superior, tomar cuidado, ou auxiliar um colega. Se a empresa não informar aos trabalhadores os riscos que correm, exigir que usem EPI's ou que procedam de forma segura, ela também estará sendo negligente.

Imperícia

É a falta de habilidade ou experiência necessária para a realização de certas atividades e cuja ausência, por parte do agente, o faz responsável pelos danos que vierem ocorrer. Isso envolve funcionário sem treinamento, sem conhecimento técnico sobre as máquinas que irá operar, entre outros.

Trabalho seguro é aquele em que ambos empresa/trabalhador dispensam tempo e atenção com medidas de segurança possíveis de serem executadas. Além de implementar programas como CIPA, PPRA, PCMSO, etc. Alguns riscos podem continuar existindo, no entanto em escala menor, evitando assim choques, quedas, lesões e até morte de funcionários.

Verifique se seus trabalhadores possuem o curso NR10, caso não possuam ou seja necessário fazer a reciclagem NR 10 entre em contato com o ISC. Oferecemos diversos cursos nas modalidades à distância e presencial. Nosso atendimento é feito por e-mail, 0800 e pelo site.