NR 33 - Diferenças entre vigia e supervisor de entrada nos espaços confinados

A NR 33 tem como principal objetivo estabelecer requisitos mínimos para a identificação de espaços confinados, assim como a avaliação, reconhecimento, monitoramento e controle de riscos existentes. Para assim, garantir de maneira permanente a segurança e a saúde dos trabalhadores, que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

Muitas pessoas acabam confundindo a função de supervisor com a de vigia de espaço confinado. Entretanto, há algumas diferenças entre ambas as funções. O vigia, por exemplo, é o responsável pelo acompanhamento, comunicação e ordem de abandono dos trabalhadores.

A função do vigia consiste em permanecer fora do espaço confinado, ele observa o trabalho realizado para identificar riscos e acidentes. É de sua responsabilidade fazer salvamentos e ordenar que os trabalhadores abandonem o espaço em caso de riscos.

Já o supervisor de espaço confinado, tem como tarefa elaborar e assinar a permissão de entrada (PET) para assim, poder permitir que a entrada dos trabalhadores seja segura nestes espaços. O supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia, caso seja necessário.  

Condições de abandono

Ao perceber algo incomum, o vigia deve obrigatoriamente avisar os trabalhadores, para que abandonem o local, sob quaisquer das seguintes condições:

  • Caso o vigia detecte alguma condição de perigo;
  • Se o vigia não conseguir ou não puder realizar efetivamente de modo seguro todos os seus deveres; ou
  • Se o vigia perceber uma situação externa ao espaço que possa apresentar perigo aos trabalhadores.

 Riscos do trabalho confinado

Os espaços confinados podem trazer riscos para a vida dos trabalhadores. Veja de quais formas isso pode ocorrer:

  • Incêndio ou explosão, pela presença de gases inflamáveis ou vapores;
  • Afogamentos, quedas ou soterramentos;
  • Infecções devido a agentes biológicos;
  • Intoxicação por substâncias químicas;
  • Ausência ou excesso de oxigênio;
  • Choques elétricos.

É de extrema importância evitar ao máximo os acidentes no espaço confinado. A função do vigia assim como a do supervisor são primordiais para auxiliar o trabalhador nesses espaços. Faça um comentário no post e deixe sua opinião sobre o assunto. Em caso de dúvida ou sugestão entre em contato conosco.