NR 24 - Como Proporcionar Limpeza e Conforto no Ambiente de Trabalho

NR 24 Instituto SCEm qualquer empresa, seja de grande, médio ou pequeno porte, é necessário que o funcionário realize suas atividades em um ambiente limpo e confortável, não somente para evitar doenças e contaminação, mas também para oferecer integridade e segurança ao colaborador.

Em ambientes com abate de animais, como nas empresas Sadia, Seara, Perdigão, entre outras, a linha de higiene é muito tênue, sendo necessário o maior cuidado possível. Cuidados esses como roupas adequadas para a função e sempre limpas, botas emborrachadas, sendo necessário a lavagem sempre que sair ou entrar na área de corte, toucas no cabelo, luvas, além de EPI's, como óculos de proteção, protetor auricular e aventais.

A partir de determinadas áreas é proibido consumir qualquer tipo de alimento para que não haja contaminação de alimentos e nem sejam encontrados objetos estranhos entre os alimentos. Outra medida necessária é que somente pessoas autorizadas entrem em certos ambientes, para que assim seja mantida a segurança e limpeza.

Além dessas medidas, é preciso também que a empresa esteja estruturada de forma a oferer um número suficiente de banheiros que atenda a todos os funcionários, como por exemplo um chuveiro a cada dez trabalhadores.

As áreas destinadas aos sanitários deverão atender às dimensões mínimas essenciais. O órgão regional competente em Segurança e Medicina do Trabalho poderá, à vista de perícia local, exigir alterações de metragem que atendam ao mínimo de conforto exigível. É considerada satisfatória a metragem de 1 metro quadrado, para cada sanitário, por 20 operários em atividade. Além disso é preciso que os banheiros sejam separados por sexo, para que não haja constrangimento durante seu uso.

Um dos pontos mais importantes é a manutenção da limpeza, é preciso que os banheiros estejam livres de odores, sem acúmulo de lixo, provido com papel higiênico e folhas para secar as mãos. É necessário que haja fornecimento de água limpa para lavar as mãos, dar descargas e realizar a limpeza dos mesmos.

A manutenção deve estar sempre atenta a qualquer problema que venha a ocorrer nessas áreas, seja entupimento, falta de água, sanitário quebrado, o funcionário não pode trabalhar nessas condições. É primordial oferecer sanitários em bom estado para uso dos trabalhadores.

Os sanitários serão usados somente para sua função principal, sendo proibido usá-los para qualquer outra atividade, tais como depósito, etc.

É importante também que nas empresas onde o uso de uniforme é obrigatório, os vestiários possuam armários para que cada funcionário possa guardar suas roupas de forma individual, além é claro de vestiário divididos por sexo.

As roupas dos funcionários de maneira alguma podem estar em outro ambiente da empresa que não seja dentro dos armários no vestiário, deverá ser utilizada somente no momento em que o funcionário terminar o seu turno, ou em casos de exceção.

Os sanitários não podem de maneira alguma ficar perto de áreas onde tenham comida, seja na cozinha onde os alimentos são preparados ou refeitórios onde todos os funcionários fazem suas refeições.

A NR-24 tem como objetivo orientar todas as empresas acerca desses parametros. É necessário que as empresas estejam cientes dessas orientações e busquem deixar a empresa limpa e segura todos os dias. O ISC está preparado para orientar empresas e funcionários, além de certificá-los e melhorar sua posição no mercado de trabalho. Para mais informações acesse nosso site.