NR 21 - O Cuidado com as Atividades Realizadas a Céu Aberto

NR 21 Instituto SC

A NR 21 é a norma regulamentadora que tem por objetivo definir as condições necessárias para aqueles trabalhadores que realizam suas atividades a céu aberto, tais como na construção de barragens, manutenção/reforma de estradas e trabalhadores da contrução civil.

A NR 21 define as regras para as tarefas laborais desenvolvidas a céu aberto, estipulando que: é obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos, contra chuva, vento e demais intempéries, bem como aplicação de medidas de proteção contra insolação, calor, frio, umidade e ventos inconvenientes, podendo citar como exemplo bonés árabes (que possuem uma tira de pano anexa ao boné protegendo nuca e pescoço), camisa com mangas compridas, uniforme especial para trabalho em locais úmidos e resfriados, etc.

Trabalhar na rua é uma atividade a qual as pessoas podem sofrer de diversas maneiras, seja pela chuva, pelo excesso de calor, frio, mordida de animais, assaltos e várias outras situações de risco. O Brasil é um país de clima quente na maior parte do ano, isso faz com que as pessoas fiquem suadas, mais cansadas e as atividades rendam menos.

Atividades a céu aberto estão sujeitas a variações climáticas e intempéries, radiação solar e outros fatores externos que influenciam na precisão da avaliação. Sendo assim, a caracterização da insalubridade por calor nessas atividades fica prejudicada. Com essa variação climática influenciando no ambiente, não é possível quantificar o número de horas e períodos do ano em que o trabalhador fica exposto ao calor acima dos limites de tolerância.

A exposição ao calor ambiental afeta na saúde psíquica e física do trabalhador. Como mostra a Secretaria da Educação do Estado do Paraná, o indivíduo exposto ao calor em excesso pode desenvolver “irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para se concentrar. Nos casos mais graves podem ocorrer alterações físicas.”

Outro fato verificado neste ambiente é a falta de estrutura no que diz respeito a sanitários, abrigo contra chuva, local para realizar refeições, etc. É difícil determinar um ponto de encontro para os funcionários assim como retornar à empresa quando houver necessidade, além de se abrigar da chuva e quando houver necessidade fisiológica.

A NR 21 precisa ser mais explorada, estudada de maneira intensa, para que assim possam ser encontradas alternativas que atendam as necessidades dos funcionários. Quem trabalha em um escritório por exemplo, aproveita alguns benefícios, tais como: café, sanitários, ar condicionado, além de abrigo independente do clima que esteja fazendo. É preciso que a Segurança do Trabalho seja favorável também para as atividades que são realizadas a céu aberto.

A Segurança do trabalho e integridade das pessoas deve ser prioridade independente da atividade da empresa.

O ISC oferece em sua grade diversos cursos que têm como objetivo formar cada vez mais profissionais na área de Segurança do Trabalho. Precisa de mais informações? Entre em nosso site e solicite mais detalhes.