NR 18: O que significa e a importância para construção civil

NR 18: o que significa? Ela é sem dúvidas uma das mais importantes normas regulamentadoras para o ramo da construção civil.  Isso porque é responsável por determinar procedimentos que garantem a segurança no trabalho.

 

De acordo com o último Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), no Brasil,  em 2017 ocorreram 549.405 acidentes de trabalho.

 

Neste artigo vamos falar sobre o que significa a NR 18, as principais causas de acidentes ocupacionais e a importância de capacitar profissionais e manter a segurança. Boa leitura!
 

NR 18: O que significa?

 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a instituição por trás da NR 18.  A finalidade é regulamentar as atividades da construção civil.

 

Em termos gerais, a NR 18 fala a respeito de quais procedimentos, dispositivos e ações devem ser empregados. Ela cobre todas as atividades realizadas em um espaço de obras.

 

É totalmente proibido que trabalhadores permaneçam e até mesmo ingressem em canteiros de obras que não estejam dentro das condições estabelecidas pela NR 18.
 

Quem precisa de NR 18?

 

A NR 18 significa abranger todo o setor da construção civil. A lei cobre a obra como um todo, indo desde o processo braçal até as ordens administrativas, de planejamento e até mesmo organização.

 

Portanto, todas as empresas que atuam na área devem se adequar a Norma Regulamentadora 18
 

Qual a importância da Norma 18 na Construção Civil?

Qual a importancia da Norma 18 na Construcao Civil

 

O intuito da NR 18 é fazer com que o empregador proporcione as condições necessárias para que problemas de saúde e acidentes ocupacionais não aconteçam.

 

Portanto, a NR 18 se caracteriza como uma das mais importantes diretrizes para o ra,o da construção.

Isso acontece porque ela é a mais completa, uma vez que especifica diversas situações cotidianas dos canteiros de obras. Além de trazer de forma detalhada como deve ser a execução de cada tipo de serviço e as formas de tornar o ambiente seguro.

 

Logo, cumprir a NR 18 significa proporcionar e manter intacta a segurança dos colaboradores.
 

Quais são as exigências da NR 18?

Assim como as demais Normas Regulamentadoras, a NR 18 estabelece algumas ações que devem ser realizadas para manter o ambiente de trabalho de acordo com a legislação. Vejamos quais são elas!
 

Implantação do PCMAT

A elaboração e o cumprimento do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) é obrigatório para os estabelecimentos que contam com vinte ou mais trabalhadores.

 

Portanto, a pessoa mais indicada para realizar a elaboração do PCMAT é um profissional especialista em segurança do trabalho.

 

Outro ponto importante é que o programa deve ficar sempre à disposição do Ministério do Trabalho. A medida é exigida para que o órgão tenha absoluto conhecimento a respeito dos procedimentos praticados na obra.

Criação da CIPA

Na NR 18 o que significa a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)? 

 

A norma estabelece que em obras com mais de 70 funcionários é preciso criar a comissão. A CIPA deve ser composta por membros representantes do empregador e dos empregados.

 

Além disso, deve contar com no mínimo um titular e um suplente para grupos formados por até 50 empregados.

Todas essas diretrizes são necessárias para que se crie um ambiente de trabalho livre de riscos.

 

Causas de acidentes de trabalho mais comuns na Construção civil

nr 18 o que significa causas de acidentes

 

 Para realizar o trabalho de prevenção de acidentes ocupacionais na construção civil é necessário, primeiramente, conhecer suas causas.

Justamente por isso, listamos as principais razões por trás dos acidentes. Confira abaixo!
 

Condições Inseguras

São consideradas como inseguras as condições perigosas físicas ou mecânicas que podem existir nos locais, máquinas, equipamentos ou instalações em situação indevida.

 

Em outras palavras, essas condições são deficiências. Entretanto, é importante que se faça uma diferenciação entre condição insegura e perigo inerente.  

 

Por exemplo, uma corrente elétrica representa um risco inerente, no entanto, se estiver dentro dos padrões de segurança não pode ser considerada como condição insegura. Apenas pode ser caracterizada assim se apresentar algum tipo de irregularidade

 

As condições inseguras também se manifestam em construções e instalações com metragem insuficiente, pisos de má qualidade ou irregulares, ambiente sujo e bagunçado, instalações elétricas comprometidas, etc.
 

Desconhecimento dos riscos da função

 

De acordo com a NR 18 o que significa esse risco e como se estabelece? Advém do não conhecimento e, normalmente, falta de qualificação para o cargo. É um problema majoritariamente de gestão.

 

Ele ocorre quando o funcionário contratado não conhece plenamente o serviço e os riscos acarretados por este. Por esta razão, os procedimentos como treinamentos internos são fundamentais.

 

Máquinas
 

Em geral, esse tipo de acidente acontece em decorrência da falha, seja mecânica ou de manuseio por parte do colaborador. Além disso, uma localização imprópria, manutenção incorreta, falta de proteção uma das partes, etc, também implicam em riscos.
 

Falta de equipamento de proteção individual

A falta dos equipamentos de proteção individual significa uma violação gravíssima da NR 18. Além de colocar em risco a integridade física dos trabalhadores.
 

Passagens perigosas

O canteiro de obras deve estar sempre limpo e organizado, evitando vias consideradas passagens perigosas. Entulhos e quaisquer outras sobras de materiais devem ser prontamente removidos.

 

A importância da capacitação profissional em segurança na Construção Civil
 

Para que haja garantias da segurança dos colaboradores que trabalham na construção é necessário sempre reciclar esse profissional e reforçar a importância das boas práticas.

 

Cursos e treinamentos devem ser constantemente promovidos pelo empregador e buscados pelo empregado. Dessa forma, é possível ficar mais tranquilo quanto a expertise de quem está trabalhando na obra.

 

E nós disponibilizamos diversos cursos para o aperfeiçoamento dos trabalhadores da construção civil.

 

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre o cursos que o Instituto Santa Catarina oferece! 
 

Conclusão

A NR 18 é muito importante para o setor e deve haver sempre o comprometimento em cumprí-la de forma integral por parte das empresas.

 

E como vimos, essa importância se deve principalmente por ela agir como garantidora da segurança dos colaboradores. Por isso, é hora de se adequar plenamente a regra.